sexta-feira, 9 de maio de 2014

Telescópios na Praça dos Três Poderes

O Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) fará uma observação pública com telescópios na Praça dos Três Poderes, neste sábado (10). O público poderá ver planetas, estrelas e a Lua pelas lentes de equipamentos do CAsB e de astrônomos amadores. Esta será a 25ª edição do evento astronômico no DF.

Caso as condições climáticas sejam favoráveis, com céu aberto e sem nuvens, o público poderá ver os traços do espaço das 18h30 às 22h. Nas primeiras horas de observação existe a possibilidade de contemplar a Lua, Marte, Júpiter e a Nebulosa de Órion. Já ao final do período, os observadores terão a chance de ver Saturno.

Do começo ao fim do evento, os telescópios poderão captar as imagens do aglomerado de Ômega Centauri, Caixinha de Jóias, estrelas duplas como Alfa Centauri e Acrux. Os astrônomos também poderão tirar duvidas do público.

Ao longo de 25 edições, esse evento já encantou milhares de pessoas. O público é diversificado: são famílias e até grupos de turistas que se programam para participar da observação.

O CAsB é parceiro do projeto do Planetário de Brasília, junto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI/DF). Nesse sentido, as duas instituições estão comprometidas na difusão da astronomia no DF, com o objetivo de fomentar a educação e a pesquisa cientifica entre crianças, jovens e adultos.

Fonte:Agência Brasília/imagem:Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário