terça-feira, 15 de abril de 2014

Técnica cirúrgica minimamente invasiva proporciona controle de suor excessivo

Se você tem problemas com transpiração vai gostar de saber que técnica cirúrgica minimamente invasiva proporciona controle de suor excessivo. A transpiração é um mecanismo do organismo para controle da temperatura corporal. O suor excessivo, muitas vezes, pode trazer problemas para o dia a dia, como, por exemplo, transtornos sociais causados pela sudorese nas axilas e seu odor ou ainda o toque úmido das mãos e pés. 

Algumas pessoas apresentam um tipo de sudorese excessiva, conhecida como hiperidrose primária ou essencial que acomete cerca de 2% da população. A hiperidrose primária é geralmente causada por estresse emocional ou fatores psicológicos. O antecedente familiar é observado em 50% dos pacientes.

Um exame clínico identifica qual o tipo da doença o paciente possui e onde é sua localização no corpo. Os pacientes com hiperidrose primária apresentam sudorese excessiva localizada, principalmente, nas palmas das mãos, axilas, plantas dos pés, face e couro cabeludo.

O tratamento é dividido em clínico e cirúrgico. O clínico é, geralmente, paliativo e pouco eficaz, sendo realizado através de diversas modalidades como: medicações orais, anti-transpirantes, iontoforese e aplicação da toxina botulínica (botox), considerado método mais eficaz. Seu efeito é apenas temporário, durando cerca de 04 a 06 meses.

Já a atuação cirúrgica é realizada por cirurgiões torácicos, através de método minimamente invasivo e de bastante eficácia, conhecida como simpatectomia torácica videotoracoscópica.

O cirurgião Flávio Brito, doutor em cirurgia torácica pela Universidade de São Paulo, explica que o tratamento definitivo, feito através de cirurgia, possui eficácia próxima a 100%. “O cirurgião identifica a cadeia simpática de cada lado do corpo e faz um bloqueio dela com clipes metálicos de titânio nas regiões determinadas para cada caso, por exemplo: para a face e couro cabeludo, o 2º gânglio simpático é bloqueado”. Ainda segundo o médico o bloqueio interrompe a condução do estimulo nervoso, reduzindo a hiperestimulação nas glândulas do suor na região afetada.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral e através de duas pequenas incisões de 5 mm em cada lado do corpo. Como o método é minimamente invasivo, o pós-operatório é geralmente curto e os pacientes recebem alta hospitalar em 12 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário