terça-feira, 11 de março de 2014

Planetário em festa

O Planetário de Brasília completará 40 anos no próximo sábado (15). A data será comemorada com atividades para o público, de 15 a 22 de março. No monumento, estão previstas palestras, exposição, curso de astronomia, sessões na cúpula de projeção, entre outras atrações.

A programação do calendário é uma parceria entre Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI/DF) com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) e professores da Universidade de Brasília (UnB).

Entre as apresentações está a palestra sobre uma exposição virtual que promete levar o espectador a desvendar o universo e o planeta terra. O projeto “Astronomia: uma viagem inesquecível” é um documentário em formato de animação que ensina crianças e adolescentes sobre o sistema solar. 

Com a exposição, os estudantes têm a oportunidade de conhecer pesquisadores e cientistas da área, instrumentos da astronomia e, ainda, aprender por meio dos jogos educativos disponibilizados no site. O projeto pode ser acessado no Museu Virtual da Universidade de Brasília (UnB).

Outra palestra que fará parte da programação será ministrada pelo professor da UnB, Paulo Brito, que explicará como criou um planetário inflável para dar aulas de ciências nas escolas do DF. Intitulado “Escola nas Estrelas”, o projeto consiste em um ambiente portátil, que é inflado e projetado, dentre dele, imagens das estrelas. 

Investimento
Além dos projetos acima, que foram realizados com o apoio da FAPDF, o próprio Planetário também recebeu contribuições orçamentárias da fundação, além da participação ativa no contato com a comunidade acadêmica e científica em torno da recuperação do espaço. 

Para a FAPDF este é um momento único de comemoração. “Sentimos orgulho em poder contribuir na recuperação deste espaço que era referência para Brasília há 17 anos, e que, hoje, comemora 40 anos de existência”, explicou o presidente da FAPDF, Alexandre Gouveia. 

Confira a programação 
Palestra: Atividades lúdicas voltadas para o ensino das Ciências, o caso da exposição "Astronomia: uma viagem inesquecível" do Museu Virtual da UnB
Palestrante: Carlos Eduardo Quintanilha 
Data/horário: Segunda-feira (17/03), às 16h.

Palestra: Projeto de educação de ciências “Escola na Estrelas” 
Palestrante: Paulo Brito 
Data/horário: Quinta-feira (20/03), às 16h30 e às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário