sexta-feira, 21 de março de 2014

Demolição do Caje encerra capítulo da história do DF

Após 38 anos em funcionamento, a Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), que era conhecida como Caje, será completamente desativada nos próximos dias. A iniciativa, consolidada com a transferência dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas para outras instalações, encerrará um episódio triste da história do Distrito Federal em que jovens eram acomodados em locais insalubres e degradantes. A transferência dos últimos internos e a demolição de toda a estrutura do antigo Caje estão previstas para a próxima semana.

Ao longo de toda a sua existência, inúmeros episódios apontaram que a instituição estava indo no caminho contrário ao planejado. Por lá, desde 1976, quando foi fundado, dois servidores e 30 adolescentes morreram. Além disso, a superlotação foi um fator que sempre esteve presente. Um quarto comum, projetado para abrigar uma ou duas pessoas, no máximo, chegou a acolher seis indivíduos.

"Mesmo com a transferência de alguns jovens para outras unidades, a proporção ainda é de superlotação. Nós chegamos a ter 450 adolescentes, sendo 300 sentenciados e 150 provisórios. Esses 150 ficavam num espaço onde cabiam 23 pessoas. Hoje, temos 60 quartos, para 211 pessoas, que dá uma média de três em cada cômodo", explicou o diretor da UIPP, Renato Villela de Souza.

A quantidade de adolescentes nos alojamentos, no entanto, pode ser bem maior que a média calculada pelo dirigente. É que alguns internos com problemas específicos precisam ficar isolados. Com isso, outros jovens que dividiriam o espaço com ele são remanejados para outros módulos provocando efeito cascata.

Fonte:Agência Brasília/imagem:Hmenon Oliveira e Mariana Raphael

Nenhum comentário:

Postar um comentário