quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Dia Nacional do Fusca: paixão brasileira em exposição


Em homenagem ao carro mais querido do Brasil, o Veteran Car Brasília (VCB) realizará, no dia 25 de janeiro, uma exposição ao 'Dia Nacional do Fusca'. O Evento será realizado em parceria com o VW Boxer Clube, a partir das 10h30, na sede do VCB, localizada no Museu Vivo da Memória Candanga, com entrada franca e censura livre.

A mostra prevê reunir cerca de 150 Fuscas originais de todas as épocas, com características específicas de fabricação, a partir da década de 40. O Fusca foi o primeiro automóvel da marca Volkswagen produzido no Brasil e foi líder de vendas por 24 anos. Nos 78 anos de existência, mais de 21 milhões de unidades do veículo foram vendidas no mundo. No Brasil esta marca chegou a 3,1 milhões e até hoje conquista gerações.

História do Fusca no Brasil
O Fusca foi criado a pedido de Hitler a Ferdinand Porsche e foi nomeado, primeiramente, de Volkswagen (carro do povo). No Brasil, o popular ganhou apelidos e foi oficialmente nomeado Fusca. Após algumas reformulações, em 1936, surgiu o primeiro modelo. Em 1939, devido ao início da Segunda Guerra Mundial, o Volkswagen acabou se transformando em veículo militar. Já no Brasil, o compacto chegou em 1950 e sua fabricação foi iniciada em 1959, conquistando a liderança de vendas por 24 anos seguidos e alcançou a marca de 3,1 milhões de unidades.

As primeiras importações foram independentes e feitas pela Brasmotor. Essa companhia manteve as importações até 1953, quando a fábrica Volkswagen se instalou oficialmente no Brasil. De 1953 a meados de 1959 o Fusca era importado da Alemanha. Vinha desmontado, sistema conhecido como CKD. A partir de 1959, passou a ser fabricado no Brasil, com alto índice de nacionalização.

Serviço
Dia Nacional do Fusca: paixão brasileira em exposição
Data: 25 de janeiro de 2014
Local: Museu Vivo da Memória Candanga
Via EPIA Sul, SPMS, lote D, Núcleo Bandeirante
Horário: a partir das 10h30
Entrada: Franca
Censura: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário