segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Praticar atividades físicas prazerosas pode acelerar resultados da boa forma

Estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que os brasileiros estão praticando mais atividades físicas desde 2008. Hoje, cerca de 20% da população é considerada ativa. Fatores como a busca pela qualidade de vida e a melhora da estética corporal estão entre os principais motivos que levam as pessoas a se exercitarem cada vez mais. Entretanto, especialistas da área ressaltam que quem pratica atividades de forma prazerosa, tende a obter melhores resultados.

Segundo o professor de Educação Física da Unique Fitness, Cristiano Leite, a preferência do aluno por uma determinada modalidade que mais lhe agrade pode gerar resultados positivos para sua condição física. “Aliar o exercício físico com as atividades recreativas é outra opção eficaz na mudança de estilo de vida mais saudável, principalmente o de pessoas sedentárias ou que não gostam de se exercitar”, explica.

No entanto, a atividade física também deve estar alinhada com a necessidade do aluno e não somente com a preferência, como avalia o professor Cristiano. “Na maioria das vezes, o aluno se interessa pelas atividades aeróbicas, mas às vezes ele não sabe que a base para um bom desempenho nestas atividades depende do fortalecimento muscular, realizado por meio do trabalho de força, ou seja, musculação”, ressalta o profissional. 

De acordo com Cristiano Leite, atividades como natação, corrida e spinning são as mais preferidas entre os alunos. “Em nível fisiológico, temos a endorfina, conhecida como o hormônio do prazer, que é liberada em resposta à atividade física. Entre os seus benefícios encontramos a melhora do bom humor, a memória e a concentração”, afirma.

As academias também podem ajudar no bem estar do aluno na prática de exercícios. Na Unique Fitness, por exemplo, os professores de Educação Física acompanham de perto o rendimento do aluno com máxima atenção. Alguns mimos como massagem manual, objetos de higiene pessoal e até passadeira, além do ambiente moderno e descontraído, favorecem o prazer que o aluno possui para se sentir motivado na prática de exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário