segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Especialista em Thai Yoga Massagem ministra curso



Terapeuta corporal com mais de 20 anos de experiência, Mary Catija estará em Brasília de 11 a 16 de outubro para ministrar no Spa Raquel Furquim o curso de Thai Yoga Massage. Especialista nesta e em várias técnicas terapêuticas de massagem oriental, com formação em institutos como o Ong’s Thai Massage School e The School of Massage for Health (Tailândia) e  Omachi Oriental School  (Japão), ela é a responsável pelo Nucleo Thai Yoga Brasil – Meditação e Artes, sediado em São Paulo. A Massagem Tradicional Tailandesa ou Thai Yoga Massagem foi desenvolvida na Tailândia e influenciada pelos sistemas de medicina tradicional da Índia, China e Sudeste Asiático. Trata-se de uma mistura entre a Acupuntura, Yoga e Zen Shiatsu, inspirada pelos ensinamentos budistas e baseada no tratamento do corpo, da mente e do espírito. Após o curso, o Spa Raquel Furquim será o primeiro da cidade a contar com pessoal capacitado e com certificado para aplicar a técnica.

Um conjunto de massagens e alongamentos assistidos, realizados no chão, sem óleo e com o cliente vestindo roupas confortáveis, que permitam o movimento, a terapia trata os canais de energia, levando mais vida ao corpo por meio de alongamentos e acupressão. A massagem real consiste em uma técnica que utiliza compressões lentas, rítmicas usando as palmas das mãos, polegares, cotovelos e pés ao longo das linhas de energia do corpo, chamadas de Sem em tailandês.

Embora em tailandês a terapia seja conhecida como Nuat thai (iluminada massagem tailandesa), a modalidade também é chamada de “Yoga Feito Para Você” ou “Yoga do Preguiçoso”, devido a aplicação de alongamentos de membros e do corpo durante a massagem. Alongamentos, estes, também utilizados em massagem desportiva e medicina ocidental pela capacidade de redefinir músculos em repouso e aliviar tensões comuns.

Origem

As origens da Thai Massagem Yoga datam de mais de dois mil anos, coincidindo com a introdução do Budismo. É um dos quatro ramos da Medicina Tradicional da Tailândia, ao lado das ervas, nutrição e prática espiritual. O lendário criador da medicina tailandesa é Jivaka Kumar Bhaccha, conhecido na Tailândia como Shivago Komarpaj. Bhaccha era do norte da Índia e um colaborador próximo de Buda.

O movimento da medicina para a Tailândia ocorreu com a migração de monges da Índia, possivelmente por volta do segundo II A.C.. A medicina tailandesa foi desenvolvida em monastérios e templos budistas, onde, tradicionalmente, procuravam alívio para todos os tipos de sofrimento.

Um dos princípios mais importantes da massagem tailandesa é o fluxo contínuo de movimentos sequenciais, que preparam o cliente para o próximo passo na massagem. O ritmo lento é mantido e a pressão profunda sustentada, que garantem que o tecido conjuntivo do músculo suavize e relaxe, a fim de liberar o fluxo de energia ao longo da linha Sem (linha de energia).

Uma Thai Massagem dura geralmente uma a duas horas, mas pode ser de três horas ou mais, se necessário. Embora algumas das técnicas de pressão utilizadas na massagem tailandesa possam parecer muito fortes para algumas pessoas, a maioria pode ajustar-se rapidamente. Para aqueles que são frágeis ou rígidos, o terapeuta especializado será capaz de ajustar o trabalho para a manipulação em um nível de conforto.  Hoje, a prática da Thai Massagem é multinacional e está crescendo a cada dia mais no mundo ocidental.

Benefícios
A manutenção da boa saúde é o maior benefício da Thai Yoga Massagem. Ela trabalha sobre a maioria dos músculos do corpo, combinando a pressão direta sobre o músculo com alongamentos que estimulam todo o sistema músculo-esquelético, incluindo articulações, ossos, nervos, ligamentos e sistema linfático, beneficiando os cinco sistemas fisiológicos, além da mente.

Sistema circulatório: melhora a circulação  sanguínea, estabilizando os batimentos cardíacos, aumenta a circulação linfática e reduz edemas.

Sistema músculo-esquelético: alivia dores e espasmos musculares;contribui para oaumento da força muscular; diminui a tensão dos músculos; remove as toxinas do tecido; relaxa os tendões e promove a elasticidade; aumenta a mobilidade e a flexibilidade das articulações, reduzindo a rigidez; melhora o alinhamento postural.

Sistema nervoso: estimula e melhora a atividade neural por reduzir os efeitos da dor e a sensibilidade à dor, aumentando as sensações sobre a pele e melhorando as funções dos órgãos internos, como estomago, intestinos, etc. Atua diretamente sobre o sistema nervoso autônomo, equilibrando-o e levando ao relaxamento profundo.

Sistema respiratório: aumenta a profundidade da respiração e desacelera o ritmo respiratório, acalmando e diminuindo a ansiedade.

Sistema digestivo: aumenta a elasticidade do trato digestivo e o movimento do estomago, prevenindo e melhorando indigestão, constipação e outros desequilíbrios do metabolismo digestivo.

Benefícios para a mente

A Thai Yoga Massagem induz a mente a um profundo relaxamento, reduzindo o estresse diário e a fadiga, propiciando assim um estado de consciência mais elevado, claro e positivo. Naturalmente, conduz a liberação e alívio de tensões emocionais, conscientes ou inconscientes, permitindo uma libertação significativa de profundo sofrimento emocional.

Serviço

Spa Raquel Furquim
SCES Trecho 3, Lote 3, Clube Coat Squash Mezanino
Telefone: 3044-1794/9641-4797

Nenhum comentário:

Postar um comentário