sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Raio-X de corp reduz pela metade tráfico nos presídios


 Os oito scanners corporais do sistema prisional do DF, inaugurados em maio, contribuíram para reduzir em 50% a quantidade de pessoas que tentam entrar com drogas nos presídios -de janeiro a agosto deste ano foram 69 flagrantes contra 139 casos registrados no mesmo período do ano passado.

O subsecretário do Sistema Penitenciário, Cláudio Moura Magalhães, destacou outra vantagem dos equipamentos adquiridos pela Secretaria de Segurança: "Com a aquisição desses equipamentos, a revista se torna mais humanizada, pois visitantes idosos não precisam mais tirar a roupa e passar por revistas íntimas", avaliou.

Os scanners corporais estão em funcionamento na Penitenciária do Distrito Federal (PDF I), Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II), Centro de Internamento e Reeducação (CIR), Centro de Detenção Provisória (CDP), Penitenciária Feminina (PFDF) e Centro de Progressão Penitenciária (CPP). Por conta do maior número de sentenciados, a PDF I e PDF II possuem dois scanners cada uma.

Adquiridos por R$94 mil cada um, os aparelhos possuem alta tecnologia e proporcionam a visualização das camadas da pele e cavidades do corpo humano sem que os visitantes precisem tirar a roupa, procedimento que era necessário antes da aquisição dos scanners.

Para que o procedimento de revista seja feito, o visitante entra no scanner, que se parece com um elevador e fica lá por cerca de um minuto, sem a necessidade de tirar peças de roupas ou sapatos e ter contato físico com os agentes penitenciários.

Fonte:Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário