sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Projeto “Ação Imediata” completa um ano de vida

Um projeto pensado há alguns anos e que, no último mês de agosto, completou um ano de implementação na região do Paranoá.  Esse é o “Ação Imediata”, que vem sendo desenvolvido pela equipe da Coordenação de Homicídios (CH), sob a supervisão da delegada e coordenadora da unidade Rosana Gongalves

Esse projeto-piloto, em sua primeira fase de execução na área do Paranoá, pretende apresentar uma proposta de atendimento de local de crime, com a realização da persecução criminal pela equipe da CH, que se faz presente já na cena do ocorrido, no acompanhamento do trabalho pericial, nas primeiras investigações até a prisão dos envolvidos.

Segundo a delegada, o projeto, considerado simples, mas com resultados satisfatórios, já apresentou, neste primeiro ano de existência, uma significativa elucidação de quase 78% nos crimes de homicídios ocorridos na região do Paranoá. Dos 36 casos investigados durante esse primeiro ano, 28 já foram solucionados, com todas as prisões preventivas decretadas. Cerca de 41 prisões temporárias também foram cumpridas e sete prisões em flagrantes realizados durante este período. 

Vale ressaltar, que das 36 ocorrências de homicídios registradas durante esse período (agosto/2012 a agosto/2013), apenas oito encontram-se em apuração. Para a coordenadora, o projeto contribuiu, ainda, para uma melhor interatividade dos órgãos de Segurança 

Saiba como funciona o  “Ação Imediata
O CIAD comunica a ocorrência e aciona o delegado de sobreaviso da CH, o qual dá imediato deslocamento ao endereço do fato, acompanhado de seis agentes e um escrivão de polícia. No local, em parceria com os peritos criminais, a equipe troca informações e, posteriormente, realiza as primeiras diligências, oitivas e a confecção do boletim de ocorrência, esta última, realizada sempre na delegacia onde ocorreu o crime. Os policiais da CH permanecem, aproximadamente, 13 horas corridas na 6ª DP, o que geralmente, colabora para a efetivação das prisões em flagrante.  Segundo dados da CH, houve, nesse período de implementação do projeto-piloto no Paranoá, um aumento de 20% das prisões em flagrante relativas aos crimes de homicídios nessa área. 

Fonte: Divicom - PCDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário