sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Congresso Nacional de Criminalística

Dezessete empresas de tecnologia participarão do XXII Congresso Nacional de Criminalística (XXII CNC), maior evento de perícia oficial do país, que acontece entre os dias 14 e 19 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento será promovido paralelamente à XXII Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística, e diversas empresas vão expor novos equipamentos e produtos durante o evento. 

De acordo com o presidente da Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC), Gustavo Dalton, boa parte dos equipamentos são novos no país, e nenhum órgão pericial os possui. “É uma oportunidade ver o que há de mais novo e avançado em diversas áreas da perícia, e avaliar os que melhor serão utilizados em nossa rotina. O momento é perfeito, pois participarão deste Congresso os diretores de polícia técnica-científica e diretores de institutos de criminalística de todos os estados brasileiros, e poderão ter contato com essas novidades em primeira mão”. 

Uma das novidades que será demonstrada é o laboratório móvel que vai ao local onde ocorreu o crime e analisa as amostras na hora, sem a necessidade de enviar as amostras a um laboratório. Ele funciona como um laboratório tradicional e pretende otimizar o tempo das investigações, além de evitar que ocorram adulterações nas amostras. Segundo a Agilent, empresa que vai apresentar o laboratório, a tecnologia já é usada com sucesso em alguns países e agora chega ao Brasil.

Ao longo de seis dias, serão realizados debates, apresentações de trabalhos científicos, resultados de pesquisas, estudos de caso, entre outras demandas do setor de perícia criminal. A segurança pública também entra na discussão durante o evento, uma vez que o Brasil será o país sede dos dois maiores eventos esportivos, a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas no Rio de Janeiro. 

Para o presidente da Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC), Gustavo Dalton, o congresso é um importante fórum de discussão porque permite aprofundar a integração científica entre peritos, delegados, promotores, operadores do direito, professores e pesquisadores universitários. 

Com o tema “A Perícia a Serviço da Sociedade”, o evento propõe a interação da criminalística com os demais segmentos de defesa dos Direitos Humanos. A cerimônia oficial de abertura do XXII CNC acontece dia 16 de setembro, às 20 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 

Convidados A ABPC, promotora do XXII CNC, espera que cerca de mil pessoas participem do congresso, entre peritos de todo o Brasil e países da América e África, magistrados, promotores de justiça delegados, advogados, policiais, estudantes e professores universitários. As palestras e workshops serão comandados por renomados especialistas nacionais e internacionais.

Inscrições
O XXII CNC acontece paralelamente ao V Congresso Internacional de Perícia Criminal e à XXII Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística.  As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 14 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Outras informações no site do evento.

Cursos
Nos dias 14 e 15 de setembro serão oferecidos sete cursos com especialistas convidados para ministrar palestras durante o congresso. Entre os convidados estão o sargento aposentado do Departamento de Polícia de Nova York, Joseph Blozis, com o curso “Coleta e determinação da origem biológica de amostras em local de crime”. O cientista chefe da unidade forense da polícia australiana, Bryan Found, trabalhando “Exames de assinaturas”, a partir da neurociência; e a professora doutora da Universidade de Coimbra (Portugal) Eugênia Cunha, que ministrará aula de antropologia forense.Os cursos têm vagas limitadas e a inscrição pode ser feita durante o congresso. A programação completa do XXII CNC está disponível no site do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário