quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Projeto coopera na reconstrução da memória cultural do Varjão

A comunidade do Varjão recebe projeto dedicado à sua história e memória cultural. “Boto Fé na minha história!” é um projeto realizado pela Enzima Cultural e patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do GDF que incentiva os moradores de cidades-satélites do DF a reconhecerem e valorizarem sua própria cultura e espaço urbano em que vivem e no qual construíram sua história.

E a arte é ponte para este encontro com as memórias e as vivências. Ícones pacificadores e promotores de cidadania da região do Varjão, abarcada pelo projeto, são escolhidos para trabalhar temáticas que geram ações de cultura de paz nas comunidades. É uma tentativa de resgate da história do lugar pelo viés da geografia humana.

O projeto oferece sete oficinas artísticas para jovens e adultos com perspectivas de profissionalização e democratização ao acesso e à produção de arte no Distrito Federal. Os jovens que se inscrevem são convidados a contar sua história de um jeito novo: seja por meio da fotografia, teatro, música ou ilustração, passam a manusear técnicas dessas artes no meio onde estão inseridos.

Cada oficina proposta apresenta uma maneira de se falar sobre a comunidade. Elas são de Pesquisa Histórica, Mídias Digitais (Fotografia, Vídeo, Edição de Imagens, Redes Sociais e Texto), Iniciação Teatral, Ilustração, Design Gráfico, Serigrafia e Figurino Teatral para costureiras.

Ao final de todas as oficinas, o projeto resultará em uma intervenção cênica no espaço urbano e em produtos artísticos geradores de visibilidade como outdoors, busdoors, camisetas, lápis, canetas e outros materiais comercializáveis.  A matriz inspiradora do projeto é a pop art, com cores e formas imortalizadas pelas mãos de Andy Wahrol, Laurence Alloway, Roy Lichtenstein e Tom Wesselmann.

Oficina em curso
A partir do dia 20 de agosto, o projeto apresenta a Oficina de Ilustração, ministrada por João Teófilo e Felipe Cavalcante, dois grandes ilustradores/designers brasilienses. Nesta etapa, com 8 aulas, busca-se expandir o contato com o tema por meio de exercícios práticos, sem a necessidade de domínio técnico anterior. O objetivo é envolver os participantes na construção da memória local do Varjão, por meio do design e da ilustração.  As aulas, bem como todo o projeto, acontecem na Casa São José, todas as terças e quintas-feiras, entre 15h e 18h.

Serviço
Boto Fé na Minha História!
Datas: Abril de 2013 a abril de 2014
Local: Casa São José – Varjão

Oficina de Ilustração, com João Teófilo e Felipe Cavalcante
Data: 20 de agosto a 12 de setembro
Horário: 15h às 18h
Local: Casa São José – Varjão
Oficinas gratuitas
Inscrições: botofenaminhahistoria@gmail.com
Informações: (61) 3323-4079

Nenhum comentário:

Postar um comentário