quinta-feira, 18 de julho de 2013

Luminárias Fotográficas embelezam o Dia dos Pais


O Dias dos Pais está chegando e é sempre bom pensar em um presente especial. Cheias de cor, luz e movimento, as Luminárias Fotográficas, assinadas pela fotógrafa e jornalista Graça Seligman, podem ser exatamente essa opção. Estampadas com fotografias de Brasília e do mundo, elas conseguem unir utilidade e contemplação. Iluminam o ambiente e, ao exercerem sua função essencial, tornam-se verdadeiras obras de arte.

Desde 2009, Graça passou a ampliar suas fotografias registradas nos últimos 30 anos e transformá-las em um criativo objeto de decoração. Nos dias 3 e 4 de agosto, as peças serão expostas em seu Ateliê no Lago Norte e você é o primeiro convidado.

Todas as luminárias são peças artísticas e com tiragem limitada. Naquelas dedicadas a Brasília,  é possível vivenciar o olhar da fotógrafa sobre a cidade.  Em cada luminária, os monumentos da capital se transfiguram e ganham vida assim que a lâmpada é acesa.

Além da capital brasileira, a fotógrafa também transformou em luminária suas visitas à China, os monumentos e calçadas da cidade de Porto Alegre, as flores e os objetos coloridos que cruzaram seu caminho. De acordo com Graça, para se ter uma boa foto é necessário estar atento ao cenário, porque em pouco tempo tudo muda e aquilo que parecia ser o clique perfeito, deixa de ser. “A inspiração é um golpe de beleza, uma fração de segundos. Ver a cena e os elementos certos é fundamental para captar o belo”, diz a fotógrafa.

A ideia de dar luz às fotografias surgiu em Nova Iorque, durante uma visita ao MoMA/Design (Museu de Arte Moderna/Design). Lá, ela viu pela primeira vez luminárias feitas a partir de fotografia e logo decidiu fazer uma produção  com suas próprias fotos.

Graça Seligman já expôs suas fotos em diversas capitais mundiais, como Washington (EUA), Havana (Cuba), Roma (Itália), Madrid (Espanha) e Praga (República Checa).

Um pouco mais sobre a fotógrafa 
Graça Seligman foi diretora do Museu da Imagem e do Som de São Paulo entre 2004 e 2007. Foi responsável pela fotografia dos livros “Oscar Niemeyer – 100 anos”, e  “Cidades do Brasil – Brasília”, publicado pela Publifolha. Em outubro de 2008, realizou exposição individual no Instituto Brasil Itália (IBRIT), em Milão, sob o título: “Brasília Além da Modernidade”. Fez também exposições sobre a arquitetura e o céu multicolorido de Brasília em Roma, Praga, Madri, Lyon, Havana e Guatemala.

Serviço
Exposição Luminárias Fotográficas – Edição Dia dos Pais
Dias: 3 e 4 de Agosto
Onde: Ateliê Graça Seligman
Endereço: SHIN QL 05 CJ 06 CS 13
Horário de visitação: sábado e domingo das 10h às 18h (domingo com agendamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário