sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ação antipirataria tem três detidos e 22 mil mídias apreendidas

Três pessoas foram detidas e 22 mil mídias falsificadas foram apreendidas numa operação antipirataria da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) realizada em oito regiões administrativas do Distrito Federal, na noite desta quinta-feira (11).

"A ação faz parte de um planejamento operacional que pretende cobrir todas as regiões administrativas do DF com o objetivo de coibir a venda de produtos piratas e organizar a ocupação dos espaços públicos", explicou hoje o subsecretário de Operações da Seops, Carlos Alencar.

Entre os locais fiscalizados estão Estrutural, Gama, Santa Maria, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Samambaia, Taguatinga e Ceilândia.

Os três detidos – entre eles um adolescente - vendiam o produto ilegal na Feira da Estrutural, onde foram recolhidos 1.354 CDs e DVDs piratas, material que segue para perícia e depois fica à disposição da Justiça para destruição.

O menor foi levado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e acabou liberado para responder ao ato infracional em liberdade.

Os outros presos foram autuados em flagrante na Delegacia de Combate aos Crimes de Propriedade Imaterial (DCPim) pelo crime de violação do direito autoral.

"Eles foram liberados depois de pagar fiança de R$400, mas poderão ficar até quatro anos presos em caso de condenação", disse o delegado-chefe da DCPim, Luiz Henrique Sampaio.

Apreensões
Entre as cidades com maior número de mídias retiradas das ruas, o Gama bateu recorde, com 6.339 produtos apreendidos.

Seguem a lista Ceilândia (4.835), Santa Maria (4.371), Taguatinga (2.431), Samambaia (1.733), Riacho Fundo I (937) e Riacho Fundo II (539).

Ninguém foi preso nesses locais porque os ambulantes fugiram quando perceberam a chegada dos agentes, e as mídias seguem para destruição em uma cooperativa de reciclagem da Estrutural. Trinta e seis agentes da Seops participaram da operação.

Fonte:Agência Brasília/imagem:Gilmar Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário