sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sistema Nacional de Comando e Controle usa programa desenvolvido no GDF

O Sistema Integrado de Comando e Controle para a Segurança de Grandes Eventos, que será usado na Copa das Confederações de 2013 e do Mundial de 2014, possui tecnologia desenvolvida pelo Governo do Distrito Federal.

O programa foi lançado ontem (13), na sede da Polícia Rodoviária Federal, em Brasília, pela presidenta da República, Dilma Rousseff, com a presença do governador do DF, Agnelo Queiroz, com o objetivo de aumentar a segurança nas cidades-sede.

"Temos capacidade de mostrar que vamos fazer uma Copa das Confederações, uma Copa do Mundo e Olimpíadas seguras e vamos deixar grande legado para a população brasileira sob a forma da integração dos órgãos de segurança pública da união, estados e municípios", afirmou a presidenta.

Dentre as aplicações em funcionamento, está o módulo GDF em Ação, do Sistema de Monitoramento e Gestão da Casa Civil da Governadoria do DF. O módulo contém dados georreferenciados de equipamentos públicos, imagens de câmeras de videomonitoramento, informações do trânsito, dentre outras informações estratégicas.

O sistema é integrado às 34 câmeras de vigilância que a Polícia Militar do DF usa para monitorar a região do Plano Piloto. As informações de geoposicionamento são cruzadas com as imagens das câmeras, permitindo ao centro de controle acompanhar o deslocamento das delegações das seleções do Brasil e do Japão, além das comitivas da FIFA e outras autoridades.

O módulo GDF em Ação também fará parte do sistema do Centro Integrado de Comando e Controle do Distrito Federal (CICC-DF), sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do DF. A sala é equipada com monitores e ferramentas de tecnologia da informação, a fim de que as equipes de diversos órgãos possam atuar de forma integrada.

O Sistema de Monitoramento e Gestão da Casa Civil da Governadoria do DF funciona, desde o início de 2013, na sala do governador Agnelo, no Palácio do Buriti. Por meio do sistema, é possível acompanhar as principais ações do GDF em diversas áreas, como saúde, educação, mobilidade urbana e desenvolvimento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário