segunda-feira, 3 de junho de 2013

Começa segunda etapa da vacinação contra o HPV

A segunda etapa da vacinação contra o papilomavírus (HPV), principal causador do câncer de colo de útero, começa hoje (3/6) nas escolas do Distrito Federal e continua até o dia 28 de junho.

"A meta é imunizar um total de 64 mil estudantes nas três etapas da vacinação e é válido lembrar que a autorização dos pais é desnecessária nesse momento, pois as aplicações já foram permitidas durante a primeira fase", informou a gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização do órgão, Cristina Segatto.

Segundo ela, as estudantes que ficaram sem receber a primeira dose não terão outra oportunidade e todas devem ficar atentas às datas também da terceira etapa, prevista para ocorrer entre 30 de setembro e 1º de novembro.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a primeira fase teve quase 92% da meta atingida, o que representa uma média de 60 mil meninas entre 11 e 13 anos imunizadas, faixa etária escolhida por antecipar o início da vida sexual.

A Secretaria de Saúde informa que, no DF, 90 mulheres morrem todos os anos vítimas de câncer de colo de útero, taxa muito alta se levada em consideração que é um tipo 100% prevenível e que demora anos para desenvolver.

O GDF investiu cerca de R$ 13 milhões na ação e o custo estimado de cada dose, que imuniza contra quatro tipos de papilomavírus relacionados ao câncer de colo de útero, é de R$ 72,50.

Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário