segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cinefoot


Brasília receberá o único festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à exibição e promoção de filmes sobre o futebol, o Festival de Cinema de Futebol (Cinefoot), entre amanhã e quinta-feira (13) no Museu Nacional, com entrada franca.

"O Cinefoot Tour 2013, edição extraordinária do programa, leva a iniciativa para as seis cidades-sede da Copa das Confederações e, como Brasília sediará o primeiro jogo, será a primeira a receber essa iniciativa, que une a arte ao futebol", informou o produtor-executivo do evento, Alexandre Costa.

A expectativa é que a capital bata recorde de público em relação às outras participantes que, segundo o produtor, pode chegar a aproximadamente 3,5 mil pessoas nas cinco sessões a serem apresentadas na sala com capacidade para 700 pessoas.

"Como estamos vivenciando uma época em que o futebol se tornou um assunto recorrente, notamos que a receptividade do público fanático, como também daquele que não tem intimidade com o tema, está muito grande, por isso a estimativa", completou Costa.

Sessões Exclusivas
Duas sessões especiais, programadas para os dias 12 e 13, serão destinadas a cerca de 1,5 mil alunos da rede pública, que terão a oportunidade de conhecer histórias do futebol brasileiro e seus personagens, em filmes de ficção, animação e documentário.

"A participação da Secretaria de Educação nesse projeto vai juntar duas oportunidades para os estudantes, ir ao cinema e aprender mais sobre o futebol. Inclusive, muitos alunos carentes nunca foram ao cinema", informou o secretário de Educação, Denilson Bento.

De acordo com a produtora Thayse Limeira, na quarta-feira, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão assistir a uma sessão à noite, e, no dia seguinte, participarão alunos dos ensinos médio e fundamental, com exibições voltadas para suas idades.

Uma parceria entre os organizadores do evento e a Secretaria de Esportes beneficiará, ainda, 300 alunos dos nove centros olímpicos do DF, escolhidos para participar da Mostra Dente-de-Leite, com filmes de classificação livre, dedicados exclusivamente ao público infantojuvenil.

Na abertura será apresentado o filme Rebeldes do Futebol, produção francesa inédita no Brasil, que conta a trajetória de cinco ex-jogadores, entre eles o brasileiro Sócrates que, marcaram posição e, por meio do futebol, defenderam os seus pontos de vista.

O festival conta, ainda, com a parceria da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, que montará estrutura com mesas oficiais para um minicampeonato e demonstração do esporte e, será realizada, simultaneamente, a exposição com videoarte, fotografia e arte sonora de artistas de vários países.

E em comemoração ao Dia dos Namorados, no dia 12 de junho, será lançado um desafio ao público, que deverá enviar uma declaração de amor ao futebol, onde as melhores frases vão concorrer a kits de brindes exclusivos do festival.

Festival
Desde sua criação em 2010, o Cinefoot, em sua quarta edição, vem atuando para inserir nos debates em torno da realização da Copa do Mundo do Brasil o legado cultural e social do evento.

Ele foi também selecionado no Edital do Plano de Promoção para a Copa do Mundo e recebeu a chancela do Ministério do Esporte para integrar a programação oficial do governo federal para a promoção do Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.

Fonte: Agência Brasília/imagem: Sec. Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário