segunda-feira, 11 de março de 2013

Saúde na Escola


A prevenção da obesidade e o cuidado com a saúde ocular são os focos da Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013, lançada nesta segunda-feira (11) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no Centro de Ensino Fundamental, em Brasília. Cerca de 14 milhões de estudantes passarão pela triagem durante a mobilização. A estratégia faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), ação desenvolvida em conjunto com o Ministério da Educação.

No lançamento, o ministro Alexandre Padilha assinou portaria habilitando o Governo do Distrito Federal ao Projeto Olhar Brasil, que prevê ações voltadas à atenção oftalmológica e tratamento integral nessa área. A iniciativa funciona de forma integrada ao Programa Saúde na Escola, reforçando o atendimento dos estudantes que apresentarem problemas de visão. O governador do DF, Agnelo Queiroz, também participou do evento.

Durante a cerimônia, o ministro destacou o esforço do governo para tornar mais acessível o acesso da população à saúde, citando como exemplo o PSE. “A difusão de bons hábitos na escola acaba refletindo na família, ou seja, crianças passam a cobrar dos pais o que aprenderam no ambiente escolar”, observou Padilha. Ele ressaltou que o cuidado com a saúde é fundamental para o desempenho das crianças na escola. “Problemas de visão atrapalham o aprendizado, razão pela qual temos que agir agora, de maneira preventiva, evitando que o aluno seja prejudicado”, completou.

O ministro disse ainda acreditar que a escola seja um lugar de estímulo à criança a praticar atividades físicas, ajudando a difundir hábitos saudáveis. “O Brasil precisa enfrentar, agora, os problemas de obesidade e saúde ocular. Vamos aproveitar a oportunidade para transformar esta semana de mobilização na semana da saúde”, completou o ministro.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, também ressaltou a importância das ações preventivas realizadas pelo Programa Saúde na Escola. Segundo Queiroz, a prevenção contribui não apenas para a melhoria do aprendizado, mas também para a qualidade de vida das crianças.  “É uma prioridade atender à criança preventivamente. Cuidar de forma integral da saúde na escola é fundamental para que a criança tenha um bom rendimento”, observou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário