quinta-feira, 7 de março de 2013

PCDF forma primeira mulher em curso de Operações Especiais


A agente de polícia Graziela Ramalho, lotada na Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Decap), é a primeira mulher da PCDF a concluir o Curso de Operações Policiais Especiais. Esse treinamento, com duração de cinco semanas, visa à capacitação e ao aprimoramento técnico dos policiais, bem como à formação de agentes para integrarem o quadro de servidores da Divisão de Operações Especiais (DOE).

Graziela, que ingressou na PCDF em maio de 2010, sempre sonhou em fazer esse curso. “Desejava fazer algo que pudesse me diferenciar dentro da carreira policial. Além disso, sempre admirei e respeitei muito os profissionais que trabalham com operações especiais”, conta.

Para fazer o curso, é preciso passar por uma seleção, composta de provas física e de tiro. A agente conta que já treinava musculação e corrida, em nível forte, mas precisou também se dedicar à natação. “Treinei, ainda, a flutuação, que foi uma das atividades que tinha mais dificuldade”, destaca.

Já durante o curso, Graziela aponta que um dos desafios foi realizar todas as instruções da mesma forma que os colegas homens. “As exigências eram sempre na mesma medida e proporção, não havia nenhuma distinção por ser mulher. Apesar de ser desafiador, achei importante ser tratada de forma igual”, considera.

Na programação do Curso de Operações Policiais Especiais, há instruções a respeito de sobrevivência, técnicas de imobilização policial, gerenciamento de crise, progressão em áreas de risco e sniper policial, entre outras atividades que exigem preparação física e equilíbrio emocional. 

Fonte e imagem: Divicom/DGPC

Um comentário:

  1. E o melhor! é uma linda gatinha meiga e carinhosa o que foge totalmente do esteriótipo. Mas nã pisa no calo dela NÂO!!!!!!!!!!!!!
    Gil

    ResponderExcluir