quarta-feira, 27 de março de 2013

Jovens se reúnem para revitalizar a 205/6 norte

Apelidada de Babilônia Norte, as quadras comerciais da 205/206 da Asa Norte se diferenciam de todas as outras de Brasília. Bastante esquecido, o espaço é rodeado de estigmas que afastaram durante anos o interesse comercial. Felizmente, instigados pela diversidade da quadra, artistas, comerciantes e comunicadores criaram um movimento para revitaliza-la e torná-la um centro cultural.

A Babilônia Norte é um espaço bastante estimado por artistas da cidade, que vislumbram no local a possibilidade de recomeço por meio da arte. Com esse fim, estão previstas ações como cuidados com o jardim, por meio de oficinas artísticas, e intervenções criativas e poéticas espalhadas pelas paredes. Ao final, o projeto comtempla um documentário e um evento de exibição interativo.

Para alguns, o nome popular de Babilônia Norte faz referência aos jardins suspensos que decoram (ou deviam decorar) as janelas. Para outros, o apelido faz alusão à miscelânea de ideias, pessoas e culturas que a quadra abriga. “Especulações à parte, o que importa é que a Babilônia Norte é de fato a quadra mais peculiar do Plano Piloto”, declara Fred Gallo, gerente multimídia do projeto. Criada em 1979, a comercial possui quiosques envidraçados (hoje utilizados como depósitos), um jardim no terraço e diversos espaços inusitados, como, por exemplo, as duas passagens subterrâneas que ligam uma comercial a outra.

Com a proposta de uma experiência cultural que toma conta da rua, o projeto se vale ainda de outras manifestações artísticas para ampliar sua mensagem. No documentário intitulado “Babilônia Norte”, dirigido por Renan Montenegro, artistas foram convidados a apresentar o espaço por meio de seus trabalhos, mostrando a relação entre a arte e o espaço arquitetônico inusitado. Entre os personagens do filme estão os poetas Nicolas Behr e Patrícia Del Rey, o fotógrafo Humberto Lemos, as artistas plásticas e artesãs Vera Guadalupe e Alessandra Cardoso, o ator  João Antônio, a grafiteira Juliana Borgê e o trio de DJs Criolina.

O evento de exibição do filme está marcado para o dia 27 (quarta-feira), às 19h30. Além da premier do documentário ao ar livre, o evento terá exibição uma mostra fotográfica, experiências multimídia com QR Codes, uma parede poética interativa, performance teatral, grafite ao vivo e apresentação musical. Ao final, o espaço terá uma edição especial da festa Criolina Champagne, em parceria com o Criolina e o Espaço Cena.

Serviço
Local: Comercial da quadra
Endereço: 205/206 norte
Quando: 27/03
Horário: 19h30
Preço: franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário