quinta-feira, 14 de março de 2013

Estudo vai medir impacto do Entorno sobre o DF


A Fundação de Apoio à Pesquisa, por meio de convênio firmado com a Universidade de Brasília, inicia o primeiro estudo completo de toda a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF). O objetivo da pesquisa, com duração de cinco meses, é dar suporte para a criação de políticas públicas em toda a área de desenvolvimento econômico da RIDE, que engloba serviços públicos comuns ao Distrito Federal e a 22 municípios dos Estados de Goiás e Minas Gerais. A iniciativa conta com o apoio das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Entorno.

Uma equipe formada por 317 pesquisadores e 25 supervisores está em campo desde a última quinta-feira (7), coletando informações que resultarão em uma radiografia detalhada sobre saúde, segurança, educação, transporte, geração de renda e emprego, entre outros. Para assegurar a precisão do resultado, todas as ruas de todas as cidades terão questionários aplicados. O que significa que serão ouvidos mais de 200 mil habitantes em quase 60 mil domicílios. Após coletados, os dados serão analisados por mestres e doutores da UnB. A pesquisa deve ser concluída entre o fim de julho e o início de agosto. 

O estudo tornará possível identificar a pressão que o entorno exerce sobre o Distrito Federal, facilitando a implementação de políticas públicas que diminuam esses impactos e melhorem a qualidade de vida dos moradores.

Metodologia
A pesquisa é do tipo amostral, em que cada cidade está dividida em partes, denominadas setores censitários. Ao todo, são 1.707 setores censitários. Cada um deles pode contar com a composição máxima de 300 domicílios. O objetivo é alcançar o maior número de dados, resultando em uma descrição exata da realidade local. A coleta de informações ocorre por meio de “visita in loco”, aplicando-se em cada residência um questionário quantitativo que capta dados de todos os moradores. 

Também são feitas entrevistas com os representantes locais, como prefeitos, vereadores e líderes comunitários. O intuito é identificar as visões e perspectivas dos responsáveis sobre a sua região. Esse processo dá margem ao entendimento de ocorrências de algumas situações específicas de cada município. 
Fonte e imagem: SECTI/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário