quinta-feira, 7 de março de 2013

DF é a 1ª unidade da federação a vacinar contra HPV


No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (08), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) inicia a vacinação contra o papiloma vírus(HPV) em meninas nascidas entre 2000 e 2002. A imunização, uma ação pioneira no país, será realizada no Centro de Ensino Fundamental 01 da Estrutural, a partir das 9h. Ao todo, 294 meninas matriculadas no colégio serão vacinadas.

A partir do dia 1° de abril, a vacinação será realizada em todas as escolas públicas e particulares do DF. A meta é imunizar 64 mil estudantes que estão dentro da faixa etária da campanha contra a doença, principal causadora do câncer de colo do útero. Cerca de 90 mulheres morrem todos os anos no DF vítimas deste câncer.

O sucesso da imunização depende muito da parceria com a Secretaria de Educação. Para tanto, professores estão sendo treinados por técnicos da SES para ajudar na vacinação e orientar as famílias das estudantes sobre a importância da ação. As meninas só poderão ser imunizadas mediante apresentação do documento de identidade e do termo de autorização, assinado pelos pais e ou responsáveis.

Para garantir a efetividade da vacina é necessária a aplicação de três doses, com intervalo de 60 e 180 dias após a primeira dose. O calendário de vacinação foi trabalhado de acordo com o calendário escolar das escolas públicas e privadas, respeitando o período das férias. 

Fonte: e imagem: Ascom-SES/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário