quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bloco das Perseguidas


O Bloco das Perseguidas vai animar, os festeiros de plantão nos domingos (20/1 e 101/2). Sim!  Em plena folia do carnaval 2013, elas decidiram romper o silêncio !  O Bloco das perseguidas é uma vadiação livre , que pretende unir a luta feminista à maior folia do planeta, com muito escracho, alegria e liberdade estética. 

Vai nascer o Bloco das Perseguidas, e ela vai circular por uma ZAT (Zona Autônoma Temporária) onde todos são seres humanos merecedores de amor e portadores de sorrisos, sem distinções de classe, cor, sexo, orientação sexual, idade, etnia e seja mais la o que for!

O nome do bloco é em resposta a um ataque misógino à rua da 201 norte - território feminista há 7 anos... - no qual foram colados insultos às militantes feministas da capital, em junho de 2012, em enormes cartazes com os dizeres "perseguidas" e  com imagens de macacas (algumas vezes transfigurando rostos de militantes feministas).  Assim, elas vão ressignificar este episódio, e todos os que  ocorrem na vida cotidiana. E como resposta elas querem fortalecer a contra-cultura que vai tomar as ruas, as passarelas subterrânea, vai passar nos Eixos.

É chegada a hora de soltar as fantasias numa retomada: o caldeirão vai ferver, venha pintar, cantar, tocar e sambar. E como nosso samba reza: mexeu com uma, mexeu com todas!

Confira a programação

=> O grito do Bloco das Perseguidas:
Domingo - 20.01

::14h - Concentração do Bloco das Perseguidas na pracinha da 201 norte
 Atividades durante a concentração: produção de cartazes, escolha do REI (mulher) e da RAINHA (homem), sorteio de 3 vibradores pra quem for fantasiad@, batuque da bateria e lavagem da praça.

 :: 16h- Desfile do Bloco
O bloco sairá da pracinha até a  passarela da 201 /101 norte - atravessará a passarela*  rumo ao Eixão** seguirá  até a passarela da 103/203 e finalizará o percurso na pracinha da 201 norte

::  19h - Re -okupa praça!   risos, danças e folias segue com a bateria e DJs das Perseguidas

=> Desfile do Bloco das Perseguidas
Domingo - 10.02.
Somando forças ao histórico Pacotão e desfilando durante o do trajeto do bloco

Mais informações: 7811-4717 / blocodasperseguidas@gmail.com

* Optamos por desfilar nas passagens subterrâneas por se tratar de espaços "não frequentáveis" por mulheres. Estes espaços foram ressignificados com arte-urbana para estimular que as mulheres se sentissem seguras a transitar nas mesmas.
**  O Eixão estará interditado para o lazer, o que nos motiva mais ainda a desfilar por esta via tão significativa da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário