quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Morre Oscar Niemeyer

Morreu na noite desta quarta-feira (5), em decorrência de uma infecção respiratória, o arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos. Ele estava internado, desde a última sexta-feria (2), no Hospital Samaritano.

Niemeyer faleceu  às  21h55, da quarta-feira e será velado, nesta quinta-feira (6), no Palácio de Planalto, em Brasília. O corpo vai chegar na Base Aérea, por volta das 14h20, onde pioneiros da cidade e oficiais esperam, para prestar uma homenagem, ao arquiteto e pai da cidade. Na sequência, acontece um cortejo em carro aberto, com Corpo de Bombeiros, que seguirá do Eixo Rodoviário, até o Palácio do Planalto, onde vai acontecer o velório, marcado para às 15h.

O trabalho mais conhecido de Niemeyer foi o projeto de Brasília. Com suas quadras, avenidas largas e arquitetura moderna, a capital é mundialmente conhecida pela sua beleza e modernidade. Os traços do arquiteto sempre foram diferentes "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, na mulher preferida, nas nuvens do céu, nas ondas do mar ", disse o arquiteto.  

Com a notícia da morte de Niemeyer, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz,  decretou luto de sete dias.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário