segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ellen Oléria

Ellen Gomes de Oléria, mais conhecida como Ellen Oléria, nasceu em Brasília, no dia 12 de novembro de 1982 e ficou conhecida nacionalmente, depois de participar e ganhar o programa The Voice, da Rede Globo. Ellen é cantora, compositora, atriz e com a vitória no programa, por 39%, sobre as candidatas Maria Christina, Liah Soares e Ju Moraes, a brasiliense ganhou um contrato com a gravadora Universal Music, R$ 500 mil, um carro e, de quebra, vai cantar no Réveillon de Copacabana, do Rio de Janeiro.

Ela já foi apontada como um dos maiores expoentes do cenário musical brasiliense. Com shows que misturam funk, samba, soul, bossa nova, hip-hop,  a cantora e compositora Ellen Oléria consolidou seu trabalho na capital federal. Depois de se apresentar em vários espaços da cidade, lançar seu CD, intitulado Peça e ganhar o The Voice, ela vem arrancando elogios da crítica e do público. 

A trajetória musical da brasiliense Ellen Oléria começou no ano 2000 como vocalista e percussionista da banda de black music N Razões. Ellen iniciou sua carreira solo dois anos depois, mas desde criança a música esteve presente em sua vida. "Acompanhava o papai na sanfona ao lado dos meus irmãos", conta. "Foi com meu irmão mais velho que aprendi a tocar violão, em seguida pandeiro, depois cavaco... e hoje toco um pouco disso tudo". Pode parecer que Ellen sabia o que queria quando pequena, mas não foi bem assim: "Eu jogava basquete e futebol, mas durante muito tempo quis ser juíza de direito. Depois pensei em Psicologia, História". Acabou, no entanto, estudando e graduando-se em Artes Cênicas. "Agora eu componho e canto", afirma com segurança. 

Em relação a Brasília, a dificuldade que Ellen aponta é a mesma que outros músicos e artistas ressaltam. "Temos aqui um celeiro de músicos de qualidade, acredito que por não termos o atrativo do mar, os adolecentes desde cedo se enfurnam em estúdios e formam bandas pra aproveitar o tempo. Mas sempre vão embora porque aqui não conseguem se projetar nacionalmente". A cantora ainda explica que a produção de eventos na capital é restrita: "Falo de eventos contínuos, que criem um espaço permanente de exposição da boa e variada música brasiliense". 

Segundo ela, tudo em Brasília começa e acaba muito rápido, sem dar tempo e chance para o público e para os artistas. Sobre o lado bom de sua arte, ela revela: "Gosto muito de fazer o que já não faço mais há um tempo: inventar uma música que a banda nunca tocou antes e enfiá-la no repertório no meio do show... A banda ficava louca", diverte-se. Os hobbies de Ellen são bem simples. Ela curte procurar cantoras e bandas na internet e "acompanhar o mengão e, quem sabe, bater canelas na quadra", confessa sorrindo. 

Apesar dos diversos prêmios que recebeu, Ellen lembra que as dificuldades ainda são grandes: "Falta patrocínio e o acesso aos fundos de apoio e incentivo à produção musical ainda é difícil". A artista ainda acumula as funções das diversas etapas da produção, da elaboração de projetos à prestação de contas, da composição à captação de recursos e assessoria de imprensa. 

Mas o otimismo de Ellen supera o lado duro da vida de artista e se mostra realizada: "Sinto muita emoção de poder celebrar esse tempo, esse espaço, com amigas e amigos e com tanta gente que aposta nesse trabalho".

Fonte: Site  Candando

Nenhum comentário:

Postar um comentário