segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Semana da Consciência Negra

O Ministério da Cultura e a Fundação Cultural Palmares promovem, a partir do dia 20 de novembro, uma grande festa em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

O evento será realizado em várias partes, do DF e entorno. E integra a programação da Semana da Consciência Negra em Brasilia, promovida pela SEPPIR/DF e pela Secretaria de Cultura do DF, com o apoio do MinC e Fundação Cultural Palmares.

Uma série de atividades para toda a família será realizada para celebrar a influência e a contribuição da cultura negra para a formação da identidade do Brasil. No local o público poderá conferir apresentações culturais e religiosas, uma exposição fotográfica, estande com publicações da Fundação Palmares, artesanato, literatura, mostra de produto, praça da alimentação com gastronomia afro e shows com Congo Nya, Banda Funkenando, Elza Soares, Sandra de Sá e Sistema Criolina.

20 de novembro – Celebrado desde a segunda metade dos anos 1970, o dia foi uma conquista dos movimentos sociais que lutavam pela valorização da cultura afro-brasileira no calendário oficial. A data é comemorada em aproximadamente 780 cidades brasileiras.

Em 2011, deixou de ser considerado Dia Nacional da Consciência Negra e, por meio da Lei 12.519, foi instituído pela presidenta Dilma Rousseff , como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O 20 de novembro apresenta um forte simbolismo para os afrodescendentes, por marcar a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo das Américas. 

Confira abaixo a programação:

(20/11 - terça-feira)
22h - Vanessa da Mata 
Museu Nacional

(21/11 - quarta-feira)
Renata Jambeiro
Dhi Riberio
Em frente a Administração do Gama

(24/11 - sábado)
18h30 - Congo Nya
19h - Banda Funkeando
20h - Elza Soares
21h30 - Sandra de Sá
23h - Sistema Criolina
Museu Nacional

(25/11 - domingo)
17h- Cidade Negra
Parque da Cidade

2 comentários:

  1. Olá,
    Achei esse blog enquanto procurava aconteúdos relacionados a Elza Soares. Muito legal a postagem!
    Abraços,
    Lu Oliveira
    www.luoliveiraoficial.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu Oliveira,
      Agradecida por visitar o Comunica Brasília. Sempre que possível, o Comunica é atualizado com os eventos mais legais da cidade. Continue conosco! Abraços.

      Excluir