terça-feira, 20 de novembro de 2012

Projeto Sinal Verde


A Administração Regional de Planaltina, através de sua Gerência de Apoio Rural, lançou o projeto “Sinal Verde” como complemento do Programa “ Planaltina, Cidade Sustentável”, o qual defende a conscientização da população em adotar práticas sustentáveis em seu dia a dia. O projeto “Sinal Verde” foi criado para disseminar o respeito com meio ambiente e reforçar que sustentabilidade não é só reciclagem.

Com a pretensão de frear os efeitos nocivos da ocupação humana no cerrado, os idealizadores deste projeto oferecem na próxima quarta-feira (21/11) a oportunidade de treinar o público interessado em produzir mudas de espécies arbóreas nativas e/ou adaptadas a esse bioma, objetivando a revegetação de nascentes, o plantio e delimitação das matas ciliares, arborização das propriedades, arranjos produtivos com espécies perenes e arborização pública.

A primeira turma do curso de viveiristas começa no dia 21 e vai até o dia 23/11 contando com uma vasta programação. Os alunos terão aulas práticas e teóricas sobre o cerrado, manuseio de mudas, seleção de sementes, estufamento e a importância do reflorestamento no combate às mudanças climáticas.

Em Planaltina, localizado no Setor de Oficinas, está o viveiro de mudas da cidade, durante as Oficinas do projeto “Sinal Verde”, o local será revitalizado e preparado para receber novas mudas. De acordo com Dílson Guimarães, Gerente de Apoio Rural, da Administração, essa iniciativa irá beneficiar toda a população, “ o plantio de novas árvores pela cidade irá evitar a erosão do solo e a contaminação da água, além de oferecer mais sombras nas ruas e nos estacionamentos. Estamos trabalhando para Planaltina se torne uma cidade mais verde, bonita, agradável e sustentável”, afirmou.

O projeto também conta com a parceria da Embrapa Cerrados, Viveiro Tropical e Emater, a abertura da I Oficina de Viveirista – Sinal Verde será às 08h30min, na sede da Embrapa Cerrados, localizada na BR 020, Km 18, em Planaltina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário