segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Homenagem aos 110 anos de JK


Os 110 anos de nascimento de Juscelino Kubitschek serão lembrados com uma série de eventos organizados pelo Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), em parceria com a Casa Civil  do Distrito Federal e o Memorial JK. O mais emblemático deles é o lançamento, em fac-símile, da primeira edição da mítica Revista Brasília, publicação mensal da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), que tinha como principal fonte de matérias, o dia a dia da construção de Brasília.

Com textos exaltando a mudança da capital do país para o Planalto Central, notas informativas sobre decisões administrativas do presidente JK e fotos que registravam as primeiras construções do que viria a ser Brasília, entre elas a primeira residência oficial do presidente JK no local - o Palácio de Tábuas - a publicação começou a circular em todo o país em janeiro de 1957.

Pela sua contribuição como registro factual da época e fundamental fonte de pesquisa sobre a fase seminal do surgimento de Brasília, o periódico, que circulou interruptamente ao logo de três anos (Depois outras edições especiais foram publicadas), teve sua importância reconhecida com o tombamento pelo Governo do Distrito Federal, em abril de 2008, por meio da Diretoria de Gestão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, órgão subordinado à Secretaria de Cultura.

É reconhecendo este valor simbólico e documental da Revista Brasília que o ArPDF se compromete, dentro das celebrações dos 110 anos de nascimento de JK, reeditar 3.000 exemplares que serão distribuídos para as escolas públicas e particulares do DF, órgãos do GDF, do Governo Federal, Câmara Legislativa do Federal e veículos de comunicação.

Chefe do setor de Divulgação da Novacap, Nonato Silva, um dos pioneiros de Brasília à frente da Revista Brasília, será um dos homenageados do evento.

“A expectativa é reeditar todos os exemplares esgotados, encadernados, para serem entregues a todas as escolas do DF, como material de pesquisa para os professores e estudantes e professores. E começar uma nova edição a partir do ano que vem”, destaca, Gustavo Chauvet, superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal. “Esse resgate é importante porque estamos falando de um periódico que, há 55 anos, é o documento impresso mais importante sobre a construção de Brasília”, enfatiza.

Entre outras atividades do ArPDF que serão desenvolvidas no dia 12 de setembro, no Memorial JK, em celebração à data, está a realização de uma mesa redonda sobre o tema: De Visconde de Porto Seguro a JK. Participam como palestrantes do evento os historiadores Ricardo Magalhães e Elias Manoel da Silva, além do coronel Affonso Heliodoro e o engenheiro Atahualpa Prego.

Após evento, realizado em parceria com as Secretarias de Cultura e de Educação, serão entregues, aos 100 participantes, os certificados do curso: Brasília: 10 Mil Anos de História, evento que foi organizado pelo ArPDF ao longo de seis meses deste ano.

Neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek e presidente do Memorial JK, Anna Cristina Kubitschek aproveita a ocasião para fazer o lançamento oficial do site da instituição, além de assinar um acordo de cooperação técnica entre o ArPDF e o Memorial JK para gestão do acervo e restauração das películas do espaço que é o guardião da memória do presidente que inventou Brasília.

Serviço:
O que é: Celebração dos 110 anos de nascimento de JK com a reedição de 3 mil exemplares da Revista Brasília e palestra com historiadores e entusiastas de Brasília sobre o tema: De Visconde de Porto Seguro a JK.
Onde: Memorial JK.
Quando: Dia 12 de setembro, a partir das 9h.
Informações: Fone: (61) 3361-1454 ou arpdf.lucioflavio2005@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário