quarta-feira, 29 de agosto de 2012

GDF vai instalar três mil lixeiras


O Governo do Distrito Federal vai instalar três mil novas lixeiras em todo o DF. Um contrato de fornecimento no valor de R$ 312.800 foi assinado, em 3 de agosto, para a aquisição do primeiro lote, com 1.360 novas unidades. Os recursos para a aquisição das lixeiras foram liberados pela Junta de Execução Orçamentária (JEO), que é coordenada pela Casa Civil do Distrito Federal. A instalação está a cargo da Companhia Urbanizadorada Nova Capital do Brasil (Novacap). 

Os recursos destinados pela JEO chegam, ao todo, a R$ 850 mil. O contrato já assinado pela Novacap tem vigência de 180 dias corridos, a contar da data de sua assinatura. Com isso, a empresa contratada – Sermat Serviços e Materiais de Construção Ltda – tem até o dia 3 de fevereiro de 2013 para finalizar a entrega de todas as lixeiras. No entanto, as primeiras unidades já começaram a ser instaladas neste mês. 

Instalação 
As primeiras 50 foram instaladas, no último dia 19, em Ceilândia e mais sete foram colocadas na Praça Cívica da Candangolândia e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia. As próximas estão previstas para a UPA da QS 5 do Areal, que será inaugurada pelo governador Agnelo Queiroz. As lixeiras estão sendo instaladas de acordo Cacom as demandas mapeadas pela Novacap. O processo de contratação foi publicado na edição nº 157 do Diário Oficial do Distrito Federal de 8 de agosto de 2012. 

De acordo com a Novacap, a instalação das lixeiras vai contemplar a maior parte das paradas de ônibus com abrigos localizadas no Distrito Federal e também os principais monumentos arquitetônicos da capital federal. Nas Asas Sul e Norte, por exemplo, estão sendo privilegiadas as paradas de ônibus das vias que estão tendo o asfalto reformado, como os eixinhos Norte e Sul e a Avenida W3 Norte e Sul.

Neste ano, já foram colocadas outras 850 lixeiras em Brazlândia, Taguatinga (Taguaparque), Ceilândia, Águas Claras (Parque de Águas Claras), Samambaia, Recanto das Emas, Santa Maria, SãoSebastião, Plano Piloto, Planaltina, Sobradinho I e II. Também foram instaladas unidades em todos os pontos de encontros comunitários (PECS) e obras inauguradas pelo Governo do Distrito Federal em 2012. 

Características
De acordo com a Novacap, as lixeiras adquiridas são de cores amarela, vermelha e azul, confeccionadas em tela tipo moeda, pintadas com tinta automotiva com base para fixação em concreto, além de serem identificadas com adesivos padrão do GDF. As lixeiras possuem dois compartimentos e capacidade para 70 litros no total, sendo um espaço com 50 litros de lixo orgânico e outro com 20 litros para resíduos recicláveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário