terça-feira, 28 de agosto de 2012

Encontro Nacional da Festa do Divino

A exemplo do que já acontece ha 12 anos com a Folia de Reis, o Clube do Violeiro Caipira de Brasília, inicia este ano o projeto do Encontro Nacional da Festa do Divino.

A festa vai acontecer em Planaltina, de 31 de agosto a 2 de setembro, com o  objetivo de tornar a cidade uma referencia nacional da tradição secular que acontece no Brasil de norte a sul sendo uma das manifestações mais importantes no que tange a religião e cultura do povo que habita o interior do Brasil. 

No Distrito Federal a festa do Divino acontece em várias cidades especialmente aquelas com maior extensão rural como Gama, São Sebastião, Brazlândia e Planaltina. Ha registro de paróquias e famílias em outras cidades como no Guará que organizam festas do Divino trazendo foliões de suas cidades de origem.

Em Planaltina se diz que a festa acontece desde o seu surgimento ha 153 anos e se mantém até hoje contando principalmente com a força do povo que a mantém independente de apoio oficial.

O Encontro Nacional da Festa do Divino pretende trazer todos os anos para Planaltina uma mostra da diversidade e regionalismo que marca essa grande manifestação da nossa cultura popular, como a cavalhada, fandangos, folias, caixeiras, moçambiques etc.

Neste ano o evento estará contando com as participações de grupos do Distrito Federal e Goiás, que além das funções devocionais realizadas geralmente por foliões, vão mostrar ao público as catiras, sussas, caçada da rainha, modas de viola e outras.

O ponto alto do encontro será a realização de uma roda de prosa com as presenças de representantes de alguns estados, como Maranhão, São Paulo,  Goiás e Rio de Janeiro.

Serviço
Evento: Encontro Nacional da Festa do Divino
Local: Parque de Exposições de Planaltina-DF
Dia: de 31 de agosto a 2 de setembro
Horário: de 06h às 23:50h
Entrada: Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário