sexta-feira, 20 de julho de 2012

Inscrições para o Festival Curta Brasília


Abrem no dia 25/07 e vão até 25/08, as inscrições para o Primeiro Festival Curta Brasília, cuja realização será inteiramente dedicada à exibição, difusão e valorização de filmes no formato de curta-metragem. O objetivo do Festival – além de criar um novo espaço de difusão cinematográfica exclusiva para o formato – é promover o acesso do público ao rico panorama da recente produção de curtas de Brasília e do Brasil.

O Festival Curta Brasília acontecerá de 29 de novembro a 02 de dezembro de 2012 e vai contar – além da mostra competitiva local e nacional – com oficinas e debates, dentre outras atividades. Paralelamente, o Festival se desdobrará, ainda, em um circuito itinerante que percorrerá cineclubes do Distrito Federal e Entorno, nos quais serão exibidos filmes reunidos nas coletâneas de curtas brasilienses Curta Brasília, editadas em DVD.

“A intenção é, desde a primeira edição, consolidar o Festival Curta Brasília como um ambiente dedicado aos curtas-metragens em Brasília e, sobretudo, firmar a cidade no circuito nacional de festivais dedicados ao formato”, afirma Ana Arruda, coordenadora geral e idealizadora do Festival.

O Festival Curta Brasília será dividido em duas mostras competitivas, nas quais concorrerão:

Mostra Curta Brasília: Filmes produzidos em qualquer formato e gênero, realizados a partir de janeiro de 2010, com duração máxima de 25 minutos, cujos realizadores sejam do DF ou residentes há mais de dois 02 anos.

Mostra Curta Brasil: Filmes produzidos em qualquer formato e gênero, realizados a partir de janeiro de 2010, com duração máxima de 25 minutos, cujos realizadores sejam brasileiros ou residentes no país há mais de 02 anos.

As inscrições poderão ser feitas no site do Festival Curta Brasília, acessando o site:  (mais informações no regulamento). Os filmes ganhadores das premiações concedidos pelo Festival serão escolhidos por um Júri Popular, que será formado pelo público participante das sessões.


O Festival Curta Brasília concederá aos mais votados o “Troféu CALANGO”, além de prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil para as categorias Melhor Curta-Metragem da mostra competitiva Curta Brasília e Melhor Curta-Metragem da mostra competitiva Curta Brasil.

Festival Curta Brasília – O Festival pretende trazer a pluralidade e a diversidade presentes nos curtas-metragens mostrando, dessa forma, o grande panorama do que está sendo pensado, produzido e registrado por meio do olhar dos cineastas da capital do Brasil e de todo o país. A realização do Festival Curta Brasília é da Sétima Produções Culturais, que também fez a produção local de mais de 20 mostras de cinema – como a Mostra Inéditos em Brasília, Mostra Ingmar Bergman, Mostra El Deseo: O Cinema de Almodóvar, Mostra Direitos Humanos na América do Sul, Mostra de Cinema Árabe, Mostra de Cinema Mulher em Cena, entre outras.

Serviço
Festival Curta Brasília
De 29 de novembro a 02 de dezembro 
Teatro Nacional Cláudio Santoro – Sala Martins Pena
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário