terça-feira, 10 de abril de 2012

Pães que transformam vidas

Olhares atentos. Todos queriam ouvir a palestra do francês Guillaume Petigas, empresário, dono de uma rede de panificadoras no DF. Na platéia, jovens que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), o antigo CAJE. No total, 42 formandos e 24 novos inscritos no curso de panificação, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho.

Guillaume Petigas incentivou os adolescentes a entenderem o papel de cada um no cotidiano da sociedade. “Valorizem essa profissão, sejam profissionais. Não apenas porque ela vai te dar o pão de cada dia. Mas também porque toda manhã, uma família começará o dia valorizando o seu trabalho”, ressaltou Petigas.

O resultado positivo parece ter sido imediato, a aluna KKOL*, 19, entendeu a importância do curso. “Vou valorizar essa profissão. Quero sair daqui e mostrar o que aprendi, e que mudei”, comentou a jovem. O menor PCS*, 16, começa ver um futuro diferente. “Estou aqui há um ano, saio agora em maio, mais não saio como entrei, saio com uma profissão”, afirmou o garoto.

O secretário de Trabalho, Glauco Rojas, foi taxativo. “Não existe uma maneira melhor de socialização que o trabalho”. A fala de Rojas refletiu o pensamento da adolescente JJS, 18. “A gente pensa em mudar de vida, sair daqui e ser outro tipo de pessoa, mostrar pra sociedade que a gente mudou, mas se a gente não tiver apoio, fica difícil”, desabafou.

E o apoio veio, fazendo com que esses jovens em conflito com a lei entendessem, pela primeira vez, que, como na profissão de padeiro, é possível realizar um sonho. Mas que, para isso, é necessário por a mão na massa.

Fonte: Ascom-Setrab/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário