quarta-feira, 11 de abril de 2012

Copa Brasil Central de Rugby 2012


Pouco difundido no Brasil, o Rugby começa a ganhar popularidade em Brasilia e um dos principais motivos para esse aumento de adeptos é o time Brasilia Rugby.

Para comprovar o aumento de pessoas que gostam do esporte, começa dia 22 de abril, a 
quarta edição da Copa Brasil Central de Rugby e a partida de abertura é um dos clássicos do campeonato.

O atual campeão do torneio, Goianos Rugby enfrenta no domingo (22), o time Brasilia Rugby, a primeira equipe a ganhar o campeonato. O jogo começa as 9h, no Estádio Municipal Anníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia .


O torneio que consagra a melhor equipe do Centro-Oeste segue o modelo dos principais campeonatos do mundo, onde os quatro maiores clubes da região disputam, em sistema de pontos corridos, o título anual.


São apenas três jogos para cada equipe, o que torna a jornada muito mais acirrada, tendo em vista que qualquer deslize pode ser fatal na competição.


Uma curiosidade sobre o torneio é o apelido, a Copa Brasil Central é conhecida entre os jogadores como Pequi Nations. A brincadeira é inspirada no fato do fruto ser de origem da região e o sistema de disputa espelhado no Six Nations, campeonatos das seleções europeias.

Copa do Brasil e Super 10
O campeonato serve como uma fase eliminatória para a Copa do Brasil, segundo campeonato mais importante do país. No caso, o campeão da Copa Brasil Central segue para as quartas-de-final da Copa, onde enfrentará o campeão da chave Sudeste. As demais chaves são compostas por equipes do Nordeste, Norte, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (os três estados tem chaves-próprias, devido a quantidade de clubes na região).

O campeão do Brasil enfrenta o último colocado do Super 10 – o Campeonato Brasileiro de Rugby –, lutando pelo acesso na primeira divisão. Ou seja, existe a possibilidade dos clubes participantes da Copa Brasil Central chegaram, já no próximo ano, à elite da modalidade.

Sistema de disputa
Quatro times, um de cada estado, jogam entre si. Quem terminar o campeonato em primeiro lugar é consagrado campeão. As vitórias valem 4 pontos; empates 2; se a equipe marcar quatro trys na partida, ganha um ponto bônus, assim como se perder por uma diferença inferior a 7 pontos no placar.

Os campeões
Até o momento, o torneio conta com apenas dois campeões. A primeira edição foi vencida pela equipe de Brasília, em 2009. Nos dois anos seguintes, o campeão foi o Goianos Rugby – antes intitulado Goiânia. Os dois times se enfrentam justamente na primeira rodada do campeonato.


Conheça um pouco sobre o Brasília Rugby
A história do Brasília Rugby começou em 2001, quando J. R. Zakrzewsky e alguns estrangeiros, fundaram o BRC. Em seguida, no ano de 2002, um grupo de franceses liderados por Bruno Guerard, iniciaram a equipe Rugby Sem Fronteiras (RSF). Ambos os times atraíram atenção de vários brasilienses, que começaram a praticar o esporte.

Por falta de apoio, o BRC e RSF se fundiram e formaram o atual Brasília Rugby. A mistura deu certo e o time logo alcançou destaque na cenário nacional. Em junho de 2005, o time foi campeão da Taça Estímulo, além de ter eleito como jogador revelação, Cedric Wamba, atual presidente do clube.

Em seguida, no Campeonato Brasileiro, a equipe conquistou o terceiro. Em 2009, o Brasília Rugby obteve sua maior conquista: a Copa Brasil Central de Rugby – campeonato que reúne as maiores equipes do Centro-Oeste.

Em 2011, o Brasília Rugby passou por uma reforma administrativa e de gestão, visando a profissionalização do clube. Atualmente, a equipe é filiada na Confederação Brasileira de Rugby e disputa os mais importantes campeonatos do país, incluindo a Copa Brasil Central de Rugby e a Copa do Brasil. A principal meta do clube para os próximos anos é chegar na elite do esporte no país, disputando o Super 10 – a primeira divisão do rugby nacional.

Confira a tabela de jogos clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário