terça-feira, 6 de março de 2012

PCDF tem primeira mulher piloto de aeronave


“Voar é muito prazeroso. É uma sensação sobrenatural. Depois que passa a tensão da decolagem, é possível curtir bastante essa emoção.” A afirmação é da agente de polícia, Adriane Correia de Freitas, primeira mulher a integrar o quadro de pilotos da Divisão de Operações Aéreas (DOA/COPE) da Polícia Civil do DF. 

Durante a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a policial vai pilotar pela primeira vez o Beech Baron 58, aeronave da Instituição, na companhia de um instrutor da PCDF. Ela é a única servidora da Segurança Pública do DF que possui habilitação para pilotar avião.

Muitas horas de estudo, provas e treino foram decisivas para que a agente realizasse seu sonho. Adriane ingressou na PCDF em 1989 e realizou cursos de piloto privado e comercial. A policial tem cerca de 180 horas de vôo e licença para piloto comercial (habilitação em IFR – Instrument Flight Rules- regras de vôo por instrumentos). 

Em razão do treinamento que será ministrado pela própria PCDF, a policial vai obter a habilitação na classe aeronave multimotora, caso do Beech Baron. O avião tem autonomia de cinco horas de vôo e comporta dois pilotos e quatro passageiros.

A agente de polícia também pretende alçar outros vôos: vai iniciar a parte prática de um curso para pilotar helicóptero. Adriane incentiva o ingresso de outras policiais na carreira de piloto. “Espero que a mulher ocupe o seu espaço na sociedade, inclusive nesta carreira tão gratificante”, afirma. “É preciso muito estudo e treino, inclusive preparo físico. É uma dedicação de corpo e alma”, conclui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário