quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Entra em vigor sistema de monitoramento
















Entrou em vigor nesta quarta-feira (15), o sistema de vigilância e monitoramento realizado  por câmeras instaladas em pontos estratégicos da área central de Brasília pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).

O sistema de monitoramento e vigilância instalado pela SSP-DF ao longo do mês de janeiro de 2012 fortalecerá a política de Policiamento Inteligente Integrado inaugurada em janeiro de 2011 pelo Governo do Distrito Federal (GDF). No total, foram investidos cerca de R$ 790 mil na aquisição desses equipamentos, que foi feita por meio de pregão eletrônico realizado durante o segundo semestre de 2011.


As imagens captadas pelas 37 câmeras, móveis e fixas, serão acompanhadas pela CIADE. As câmeras fixas captam imagens sempre de um mesmo ângulo, já as móveis permitem ajustar o ângulo de acordo com a necessidade do monitoramento. Todos os dispositivos contam com sistema de infravermelho, que permite capturar imagens com boa visibilidade mesmo com pouca ou nenhuma iluminação. Além disso, as câmeras móveis permitem a ampliação da imagem em até 18 vezes.


Durante 24 horas por dia, sete dias da semana, três pontos com dois monitores cada um e um telão receberão as imagens do Setor Hoteleiro Sul e Norte, Setor de Diversões Sul e Norte e Eixo Monumental. Policiais militares estão sendo treinados para realizar o monitoramento dos vídeos.


Outra iniciativa em andamento é a celebração de acordos com órgãos públicos que dispõe de câmeras de vigilância para que a SSP-DF também receba as imagens captadas por esses equipamentos e amplie a cobertura da vigilância. É o caso das câmeras do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) instaladas nos Eixos Rodoviários Sul e Norte.


Também está sendo negociado o compartilhamento de imagens captadas por câmeras instaladas pelo Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), em algumas área do Distrito Federal. O projeto contemplará ainda a celebração de parcerias com a iniciativa privada como hotéis, shoppings e outros estabelecimentos que possam ceder imagens de áreas públicas.


Fonte: Ascom-SSP/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário