quarta-feira, 5 de outubro de 2011

HRAS vai realizar mutirão de cirurgia pediátrica

No próximo sábado, dia 08 de Outubro, o Hospital Regional da Asa Sul realizará mais uma etapa do Mutirão de Cirurgia Pediátrica, desta vez homenageando a criança, que tem o seu dia celebrado em 12 de Outubro.

Nesta nova edição, estão previstas cirurgias em 60 crianças portadoras de hérnia inguinal, com mobilização dos profissionais das Unidades de Cirurgia Pediátrica, Anestesiologia, Enfermagem, Nutrição, Lavanderia, Limpeza, Segurança e Administrativo.

O objetivo do mutirão é resolver o problema da criança que, por causa da hérnia, sente dores e tem as suas atividades diárias, brincadeiras e escola, limitadas. Uma das anomalias cirúrgicas mais comuns na infância é a hérnia inguinal. A doença se constitui na persistência de comunicação entre o abdome e o canal inguinal, com o risco adicional de encarceramento do intestino e conseqüente obstrução intestinal. O mutirão funciona, ainda, como motivação para o servidor, que se sente realizado  ao ver o resultado imediato que o trabalho qualificado em equipe pode oferecer.

A novidade neste mutirão será a parceria estabelecida com a Receita Federal que permitirá a doação de um brinquedo a cada criança operada. “ Iniciativas dessa natureza fortalecem o movimento de qualificação da assistência prestada aos usuários da rede pública do DF”, explica Roselle Bugarin Steenhouwer, diretora geral de Saúde da Asa Sul.

“O projeto acelera a fila de espera do pequeno paciente que necessita de tratamento cirúrgico, permitindo agilidade na intervenção de média e alta complexidade, que podem ser atendidas em tempo hábil pela rotina dos serviços”, esclarece Acimar Cunha, chefe da Unidade de Cirurgia Pediátrica do hospital. No ano corrente, com os dois mutirões que aconteceram no Hras, 163 pacientes foram beneficiados pelo serviço.

Fonte e imsgem: Ascom-SES/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário