segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Homenagem a cultura brasiliense

O programa de rock Cult 22 comemora 20 anos no ar pela Rádio Cultura FM (100,9MHz) de Brasília. E será homenageado, nesta terça-feira (4), às 10h, em sessão solene no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O deputado Professor Israel Batista (PDT), autor da iniciativa, também concederá ao jornalista Marcos Pinheiro, produtor, apresentador e um dos criadores do programa, o título de Cidadão Honorário de Brasília. “O programa merece essa homenagem, até porque faz parte da história de Brasília, conhecida também como a capital do rock”, apontou o deputado.

História
Em outubro de 2011, o programa de rock Cult 22 comemora 20 anos no ar. Concebido pelos jornalistas Marcos Pinheiro e Carlos Marcelo, estreou pela Rádio Cultura FM (100,9MHz) de Brasília no dia 4 de outubro de 1991 com a proposta de tocar o rock e o pop de todos os tempos, em variados estilos. Daí, o slogan “Rock e pop sem discriminação”.

Desde sua criação, o programa nunca deixou de ser transmitido, semanalmente, as sextas-feiras, às 22h, com quadros diversos, informações, promoções, entrevistas, agenda de shows, interatividade com os ouvintes e muito mais. Em fevereiro de 2003, passou a ser produzido e apresentado por Marcos Pinheiro e Abelardo Mendes Jr. com a participação de muitos colaboradores. Em abril de 2006 teve o tempo estendido para três horas de duração, após 14 anos e meio com duas horas.

Atualmente, além de Marcos e Abelardo, o Cult 22 conta com mais cinco colaboradores fixos: Alê dos Santos (Cult Brasil), Bruna Senseve (Brasília Connection), Djalma Phú (Sabotagem), Penny Lane (Ruído Rosa) e Welbert Rabelo (Metal Attack). Além das presenças eventuais do jornalista Bernardo Scartezini e do próprio criador Carlos Marcelo.

Em janeiro de 2011, o Cult 22 ganhou seu próprio espaço físico, o Cult 22 Rock Bar, localizado no Centro de Atividades 7 do Lago Norte. Um bar temático de rock, com quatro ambientes, incluindo palco e pista de dança, que funciona de terça-feira a sábado, a partir das 19h. Em oito meses de funcionamento, já abrigou diversos shows e festas, reunindo mais de 180 bandas/artistas e mais de 50 DJs diferentes até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário