quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Debate sobre o projeto de educação para o DF


Nesta quarta-feira (31), a secretária de Educação, Regina Vinhaes, participou de reunião da Comissão de Educação e Saúde (CES), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Regina Vinhaes foi explicar a situação da secretaria quando assumiu a pasta e os programas adotados em sua gestão. “Até 2014, alfabetizaremos 65 mil pessoas, teremos educação inclusiva para portadores de deficiência e promoveremos reformas emergenciais em todas as escolas do DF”, afirmou a secretária sobre os projetos para os próximos anos.

Na ocasião, o deputado Professor Israel, que é membro da comissão ressaltou a importância de se debater sobre educação. “O desafio do século XXI é a educação de qualidade, já que ela faz parte do processo de desenvolvimento socioeconômico do país. A nossa escola está em crise, mas fico um pouco mais aliviado quando vejo que os projetos da secretaria podem mudar a realidade”, apontou o professor.

Israel também questionou a secretária sobre as políticas utilizadas para motivar os professores da rede de ensino pública. “Eles estão desmotivados com as condições atuais de trabalho, são os servidores públicos com o menor salário. É preciso também investir na categoria”, argumentou.

Para o deputado, uma educação de qualidade gera oportunidades iguais e, para isso, é necessário que as escolas tenham infraestrutura adequada e padronizada para atender a demanda de uma forma igualitária, como bibliotecas, quadra poliesportiva coberta, auditório e laboratório de informática com acesso rápido à internet. “É preciso também definir a política para o ensino médio, do jeito que está não forma para universidade, nem para a vida. Seria um bom começo a forma de educar integrada, com qualificação profissional também”, concluiu.

A secretária Regina Vinhaes retorna à CLDF para novo encontro com a Comissão de Educação no dia 20 de setembro, às 10h, quando responderá questionamentos que ficaram pendentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário