terça-feira, 16 de agosto de 2011

Secretaria de Cultura abre editais para o FAC 2011

A Secretaria de cultura lançou este mês (02/08) o conjunto de ditais que compõe o "Edital FAC 2011"  que, nesta edição, apoiará um total de 550 projetos. 

Os recursos do FAC, a partir de agora, estarão divididos em ações da cadeia produtiva que possibilitem a estruturação do segmento. São elas: Apoio ao Registro e à Memória, Apoio à Montagem de Espetáculos, Apoio à Difusão e Circulação, Apoio à Manutenção de Grupos e Espaços, Apoio à Criação e Produção; e Indicadores, Informações e Qualificação. Também foram diversificadas e ampliadas as possibilidades de projetos dentro das áreas das linguagens artísticas, serão 153 tipos de projetos diferentes.

Outra novidade é o incentivo para a circulação da produção cultural. Serão apoiados projetos para circular em todo o DF e Entorno, circulação Regional (Centro-Oeste, Tocantins e Minas Gerais) e da Nacional. Além de possibilitar o acesso aos bens e serviços culturais em toda a região, os artistas brasilienses poderão mostrar seus trabalhos pelo país proporcionando intercâmbio, ganhando experiência e divulgando a arte da Capital.

Os investimentos em circo e cultura popular mais que dobraram em relação a 2010 e as produções em audiovisual receberam um reforço orçamentário serão produzidos novos: 5 longas, 18 curtas, 15 CDs, 6 DVDs de música. Os grupos artísticos e espaços culturais privados de uso público terão apoio para sua manutenção por um ano, ao todo serão 60 entre grupos e espaços atendidos com valores entre 50 e 120 mil. Também houve investimento em ações de promoção da Diversidade e Direitos Humanos, observando a transversalidade da Cultura, e foram reforçados os recursos em informações e indicadores culturais para desenvolver a gestão cultural e a economia criativa.

Outra grande inovação, a partir deste ano, é o processo de apresentação e acompanhamento dos projetos do FAC que está todo informatizado devido a parceria com o Ministério da Cultura que disponibilizou o sistema de projetos, o SalicWeb.

A Secretaria de Cultura realizará cursos de orientação para a apresentação dos projetos, além de um atendimento específico para tirar dúvidas: (duvidasfac2011@sc.df.gov.br ou cursofac2011@sc.df.gov.br). Cursos realizados uma vez por semana na SeCult.
 
O FAC criou uma página onde os proponentes podem tirar dúvidas. Acesse http://fac2011.com.br ou confira os editais aqui.

Fonte: Ascom/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário