sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Representantes se reúnem para discutir Agenda 21

Acontece nesta segunda-feira, 15 de agosto, a primeira reunião de reestruturação do Fórum da Agenda 21 no Distrito Federal deste ano. Promovido pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram), o encontro reunirá representantes das 24 entidades públicas, de ensino, pesquisa e da sociedade civil que integram o Fórum. De acordo com a diretora de Educação Ambiental e Difusão de Tecnologias do Ibram, Vanusa Freitas, a reestruturação diz respeito às alterações no quadro de integrantes do grupo de coordenação da Agenda 21. Atualmente, cada uma das entidades possui dois representantes no Fórum.

Além de apresentar o histórico da Agenda 21 no DF, a reunião - que acontece a partir das 8h30 na Fundação Universa - irá discutir as ações propostas no documento elaborado durante a I Conferência Distrital da Agenda 21, realizada em julho do ano passado, e que subsidiarão o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Distrito Federal. Na ocasião, foram estabelecidos nove eixos temáticos e um eixo de temática livre, cada um deles com diretrizes e ações a serem desenvolvidas. Uso e ocupação do solo, recursos hídricos e saneamento, educação e cidadania ambiental, e saúde estão entre os eixos temáticos propostos durante a plenária da Conferência.

Desta vez, os representantes das instituições que compõem o Fórum irão se dividir em grupos de trabalho temáticos para avaliar cada uma das ações propostas no documento elaborado em 2010. O intuito é dividir as tarefas conforme a atuação de cada uma das entidades e estabelecer prazos para a realização delas. De acordo com a diretora de Educação Ambiental do Instituto, o objetivo é delimitar ainda indicadores que permitirão avaliar o cumprimento das ações propostas.

A publicação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do DF deve acontecer em novembro. Até lá, o Fórum terá novas reuniões. A elaboração do Regimento Interno e a definição da Secretaria-Executiva do grupo também estão entre as prioridades. Para Vanusa Freitas, a Agenda 21 oferece à sociedade possibilidades de adotar ações em prol da sustentabilidade. “Os encontros do Fórum permitem fortalecer a integração entre as entidades, para que elas atuem conjuntamente na resolução dos problemas socioambientais”, destacou.

Serviço
Reunião do Fórum da Agenda 21 no DF
Data: 15 de agosto
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Fundação Universa (SGAN 609, Módulo A, L2 Norte)

Fonte: Ascom/Ibram

Nenhum comentário:

Postar um comentário