terça-feira, 14 de junho de 2011

Ministério e Secretaria da Saúde lançam campanha de doação de sangue

Foto: Maísa Coutinho
Para marcar o Dia Mundial do Doador, 14 de junho, o Ministério da Saúde, juntamente com a Secretaria de Saúde lançaram hoje, na Fundação Hemocentro, a nova campanha de incentivo a doação de Sangue, “Essa corrente precisa de você. Doe Sangue”.

Na ocasião, o ministro Alexandre Padilha, o governador do DF, Agnelo Queiroz e o secretário de Saúde, Rafael Barbosa falaram da importância da doação e entregaram certificados as pessoas que mais doaram sangue em Brasília.

Como forma de estimular a população o Ministro Alexandre Padilha, doou sangue e pediu que toda a população fizesse o mesmo. “Quem doa sangue reforça a corrente de solidariedade e salva vidas, por isso, a importância de toda a comunidade aderir a campanha”, reforçou o ministro.

Para o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ações como esta são importantes para desmistificar algumas informações e esclarecer dúvidas. “O Hemocentro de Brasília, tem padrão de qualidade e estrutura para atender a todos, o que falta mesmo é que mais pessoas apóiem a campanha”, lembrou o governador.

O Secretário de Saúde, Rafael de Aguiar Barbosa, enfatizou que o doador de hoje, pode ser o receptor de amanhã. “Todos temos que doar, pois nunca sabemos quando vamos precisar de sangue. Além, de um ato de solidariedade esta simples ação salva vidas”, reforçou o secretário, que lembrou também que além do sangue, a doação de medula e órgãos também são necessários.

Foto: Maísa Coutinho

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é preciso que de 1,5% a 3% da população doem sangue regularmente, para manter o estoque. O que significa cerca de 5,4 milhões de doações, por ano.

De acordo com o Secretário de Saúde, o DF tem uma das maiores médias de doação do Brasil, mas o número ainda pode aumentar. “Incentivar o jovem e fidelizar esse doador é de extrema importância”, concluiu Rafael.

Fonte: Ascom-SES/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário