terça-feira, 7 de junho de 2011

Feira Orgânica da Estação Biológica

Produtores orgânicos do Distrito Federal decidiram criar uma feira com uma proposta diferente: incentivar a produção no sistema agroflorestal. Assim, a Feira Orgânica da Estação Biológica – com inauguração no dia 9 de junho – abre espaço a produtores que produzem alimentos livres de agrotóxicos, transgênicos e insumos químicos e que também pratiquem o reflorestamento de suas propriedades rurais ou o plantio de espécies florestais.

A ideia de criar a feira surgiu a partir da Agenda Ambiental da Secretaria de Agricultura e encontrou um grande apoio da Gerência de Agroecologia e Meio Ambiente (Geamb) da Emater-DF. A Geamb já vinha desenvolvendo um trabalho de transição agroecológica, com incentivos à implantação de agroflorestas, e buscava oportunidade de criar uma feira ou mais um espaço de comercialização desses produtos. A partir desse ponto, encontrar agricultores interessados em comercializar nesse espaço foi rápido.

A Emater conseguiu mobilizar um grupo de 15 agricultores orgânicos, dos quais quatro são jovens produtores entre 20 e 30 anos. A participação das mulheres no projeto também é significativa. São sete mulheres que participam do grupo de feirantes. O objetivo é que todos os fornecedores de alimentos orgânicos utilizem práticas de conservação de solos, de água e da biodiversidade sem perder o foco em produzir alimentos saudáveis e gerar renda para as famílias rurais.

Roberto Guimarães, coordenador do Programa de Agroecologia da Emater-DF, pretende que a formação desse grupo seja mais uma referência sobre trabalhos de organização social e comercialização de orgânicos. “Além disso, a criação de uma feira com essas características aqui perto da Emater e das secretarias de Saúde e de Agricultura é muito significativa, porque são instituições que trabalham pelo desenvolvimento sustentável e pela saúde das pessoas”, afirma Roberto.

Inaugurada em comemoração ao dia Nacional do Meio Ambiente, a Feira Orgânica da Estação Biológica funcionará todas as quintas-feiras, das 12h às 18h, em frente à Casa do Cerrado, no final da Asa Norte.

Serviço
Feira Orgânica da Estação Biológica
Funcionamento: Quintas-feiras, 12h às 18h
Solenidade de inauguração: 9 de junho, às 14h

Fonte: Ascom-GDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário