quarta-feira, 1 de junho de 2011

Hospital do Paranoá Inaugura Banco de Leite

O Hospital Regional do Paranoá (HRPa) ganhou um Banco de Leite Humano nesta terça-feira 31. A unidade visa promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, além de executar a coleta, processamento e controle de qualidade e distribuição do produto aos recém-nascidos cujas mães não conseguem amamentar.  

A equipe do BLH local conta com uma enfermeira, cinco técnicos de enfermagem, um pediatra e com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar do DF e dos profissionais da empresa Sanoli na coleta e distribuição do leite para os bebês do hospital.

A inauguração do BLH do HRPa  faz parte dos esforços da Secretaria de Saúde em renovar e ampliar o serviço. Recentemente foram adquiridos 70 frezeres e 25 centrífugas para as maternidades da rede pública, além de material de consumo e de divulgação. Até o final do ano, devem ser inauguradas as reformas e ampliações dos bancos de leite de Taguatinga, Sobradinho, Brazlândia e Planaltina.

Até a inauguração do BLH, o Hospital dispunha apenas de um posto de coleta e precisava enviar o produto ao Hospital Regional da Asa Norte, onde era feito o processamento. Todos os meses nascem cerca de 280 crianças na HRPa. “Efetuamos uma média de 650 atendimentos de mães e bebês mensais”, destaca a coordenadora do Banco de Leite do hospital, Cristiane Medeiros.

O DF é a unidade da federação que mais coleta leite humano no país e é modelo para iniciativas semelhantes no Brasil e no mundo. “Temos uma característica que não existe em nenhum outro lugar, que é a cobertura de 100% dos hospitais maternidade da SES”, ressalta a pediatra Miriam Santos, coordenadora dos Bancos de Leite da SES.

O leite humano é muito importante para todos os recém-nascidos. Ele alimenta e protege o bebê contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Mas há mães que não podem amamentar. Para estas situações, foram criados os bancos de leite humano que recebem, pasteurizam e distribuem para as crianças que necessitam.


Quem pode doar?
Toda mulher saudável com excesso de leite e que não use medicamentos que impeçam a doação. Para isto, é só procurar o banco de leite mais próximo de sua casa e se informar sobre como fazer a doação. O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.

O que fazer para a doação?
1 - Preparo do frasco para guardar o leite:
• Lave um frasco com tampa de plástico (maionese), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa.
• Coloque o frasco e a tampa em uma panela cobrindo-os com água.
• Ferva por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
• Escorra sobre um pano limpo até secar.
• Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.
• O ideal é deixar vários frascos preparados.
2 - Higiene pessoal
• Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão.
• Lave as mamas apenas com água.
• Seque as mãos e as mamas com toalha limpa.
3 - Local adequado para retirar o leite:
• Escolha um lugar confortável, limpo e tranqüilo.
• Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa.
• Evite conversar durante a retirada do leite.

Fonte: Ascom SES-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário