terça-feira, 17 de maio de 2011

Escolas públicas promovem caminhada contra o abuso sexual infantil

Escolas públicas do Paranoá e Itapoã vão promover uma caminhada contra o abuso sexual de crianças e adolescentes com a participação da comunidade, nesta quarta-feira (18). Durante o evento, os trabalhos realizados durante a Semana de Educação para a Vida serão divulgados. O ponto de concentração da caminhada será na quadra 31 do Paranoá, a partir das 8h30. Os participantes caminharão até a Praça Central do Paranoá.

A discussão sobre o abuso sexual teve início no dia 10 de maio, quando foram realizados ciclos de palestras sobre o tema nos turnos matutino e vespertino com a participação de toda a comunidade escolar.

Entidades e órgãos governamentais ligados à defesa dos direitos humanos celebram a data de 18 de maio, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituída pela Lei Federal n° 9.970, a data faz referência ao assassinato de Aracelli Cabrera Crespo, menina de oito anos, moradora de Vitória, no Espírito Santo, que foi brutalmente estuprada, torturada e morta em 1973. Até hoje os acusados do crime não foram punidos.

Para o psicólogo Angelo Faleiro, a escola tem uma função primordial no combate aos abusos. “A violência sexual deixa sequelas na vida das crianças e dos adolescentes. Muitas denúncias são feitas no ambiente escolar porque as crianças confiam nos profissionais da educação. Mobilizações como essa enfatizam o drama vivenciado por crianças e adolescentes brasileiros”, alerta o psicólogo.

Siga bem criança
Quarenta estudantes do CEM 01 e CEF 02 do Paranoá também participarão da Caminhada Siga Bem Criança do dia 18 de maio. O evento tem início às 14h, no Palácio do Planalto. O Programa Siga Bem Criança, do sistema Petrobras foi lançado em 2003, com o objetivo de tornar cada caminhoneiro um parceiro no combate à violência contra a criança e o adolescente.

Serviço
Em caso de abuso sexual infanto-juvenil disque 100. O serviço é nacional, gratuito e sigiloso. As denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes em até 24 horas. O disque-denúncia funciona das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados.

Fonte: Secretaria de Educação /DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário