quinta-feira, 26 de maio de 2011

Brasília será sede da 30ª ExpoEcos

Brasília receberá, entre os dias 26 e 28 julho, uma das maiores exposições de supermercados do Brasil. A 30ª Exposição e Encontro Centro-Oeste de Supermercados (ExpoEcos) deverá reunir mais de 100 expositores e um público estimado de 15 mil pessoas. A feira acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília).
O evento promove o encontro de fornecedores, supermercadistas e varejistas de vários estados brasileiros e apresenta novos produtos que ainda não chegaram aos supermercados. Mas, a exposição vai além, e oferece aos participantes a oportunidade de saber mais sobre assuntos de interesse para o setor, como tecnologia, marketing e administração. Durante a feira, renomados especialistas se apresentarão em palestras, workshops e painéis, que serão abertos a todos os inscritos.
A expectativa é de que, durante a feira, sejam gerados mais de R$ 200 milhões em negócios. ”A exposição funciona como uma vitrine, em que o fornecedor tem acesso aos mais novos e melhores produtos do mercado. Sem contar que, tudo o que acontece em Brasília, repercute de maneira abrangente no país. Nós nos tornamos foco tanto das decisões políticas quanto do mercado interno”, afirma o vice-presidente da Asbra para relações com governo federal e distrital, Antonio Tadeu Peron.
Movimentação do setor - A cada ano, aumentam as oportunidades de negócios entre varejistas, supermercadistas e distribuidores, ampliando os índices numéricos do setor. A região Centro-Oeste obteve crescimento considerável de acordo com a análise das regiões no Ranking Abras – elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados –. De acordo com os dados, passou de 4,6% do faturamento na pesquisa anterior para 6,9% (R$ 10,4 bilhões). Destaque para o Distrito Federal, em nono lugar, que subiu um posto.
A Associação de Supermercados de Brasília (Asbra) conta com 165 associados, o que revela um constante crescimento no setor. Na região, o atacadista sempre desenvolveu um importante papel na parceria com a indústria, ao conquistar novas regiões e cobrir áreas ou canais não atendidos diretamente pelas empresas produtoras.
O setor é responsável por garantir o abastecimento de 900 mil pontos de venda presentes nos quase 6 mil municípios brasileiros, sendo que, no Distrito Federal, esse número chega a 80 mil; número esse, que dificilmente a indústria alcançaria. Atualmente, 53,1% de tudo o que é comercializado no varejo passa pelo atacado distribuidor. Nos últimos tempos, o setor se modernizou, realizando um trabalho cada vez mais elaborado, com pesados investimentos em logística, tecnologia e formação de pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário