terça-feira, 31 de maio de 2011

Clean Day

Cerca de 14 mergulhadores voluntários realizam nesta quinta-feira, 2 de junho, uma ação de limpeza nas águas do Lago Paranoá, na área que vai do trecho 1 do Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN)  até o final da Concha Acústica. O Clean Day, que começa às 12 horas, dá início às atividades da Semana do Meio Ambiente, que acontece dos dias 2 a 5 de junho. O Corpo de Bombeiros também participa da ação, fornecendo os equipamentos de mergulho, como cilindros de oxigênio. Além da limpeza aquática, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) fará a retirada de lixo, terrestre, da área próxima ao Lago. 

O adensamento populacional, juntamente com o uso inadequado dos recursos naturais, acarreta sérios prejuízos ao meio ambiente, principalmente por meio da ocupação de áreas que deveriam ser preservadas. O crescente número de construções próximas às nascentes e margens dos rios aliado à captação irregular de água, lançamento de efluentes, erosão e assoreamento dos mananciais devido ao desmatamento de matas de galeria, veredas e nascentes afetam diretamente o abastecimento de água nas cidades.

Segundo a Organização das Nações Unidas, cerca de 1 bilhão de pessoas no planeta Terra não têm acesso à água potável. Ações como o Clean Day visam reforçar junto à população do Distrito Federal a importância de desenvolver ações de conservação no Lago Paranoá, bem como despertar a sociedade para os problemas trazidos pela poluição dos recursos hídricos.

“É necessário promover esforços para a conservação desse recurso natural indispensável à vida e aos ecossistemas além de se pensar em conscientização sobre o seu uso responsável”, destaca o presidente do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF (Ibram), Moacir Bueno.

Na ocasião, também serão homenageadas as vítimas do acidente com a embarcação Imagination. O barco naufragou no Lago Paranoá no dia 22 de maio. Os presentes realizarão um minuto de silêncio em memória das vítimas.

Semana do Meio Ambiente
Promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF (Semarh), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibram) e a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), a Semana do Meio Ambiente inclui apresentações culturais, fóruns temáticos e atividades esportivas que discutirão a importância da sustentabilidade. 

Durante o evento, acontece a 1ª Exposição Oportunidades Ambientais que apresentará tecnologias e produtos fabricados por meio de práticas sustentáveis, tendo em vista a geração de emprego e renda para o Distrito Federal. O evento acontece na Concha Acústica de Brasília, no Setor de Clubes Esportivos Norte.

Serviço
Semana do Meio Ambiente 2011
Data: De 2 a 5 de junho
Local: Orla da Concha Acústica

Nenhum comentário:

Postar um comentário