sexta-feira, 29 de abril de 2011

Inaugurado Centro de Trauma do HBDF

Governador Agnelo Queiroz e Secretário de
Saúde, Rafael Barbosa inauguram
Centro de Trauma
Foto: Gerson Lucas
Brasília ganhou na manhã desta sexta-feira um moderno Centro de Trauma no Hospital de Base do DF. O governador do DF, Agnelo Queiroz, acompanhado do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, do diretor do HBDF, Julival Fagundes, do diretor de Urgências e Emergências da SES, Ayrton Barroso e do coordenador-geral de Urgências e Emergências do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso, entregou oficialmente a unidade à população.

“Este centro não deixa nada a desejar a qualquer outro centro de trauma do mundo”, disse o governador Agnelo. Segundo ele, o centro passa a dar um atendimento  integrado ao paciente e não mais fragmentado por especialidades. Para ele, “esse é o nosso objetivo na saúde pública”. Agnelo apontou a qualificação dos profissionais envolvidos e a alta tecnologia dos equipamentos como imprescindíveis à qualidade do atendimento.

Foto: Gerson Lucas
O Centro dispõe de três leitos de Unidade semi-intensiva, quatro leitos para politraumatizados graves (Sala Vermelha) e seis leitos para atendimento em geral (sala Amarela), e ficará sob responsabilidade do SAMU.  Todos os equipamentos seguem padrões internacionais e contam com foco cirúrgico, gasômetro, ecógrafo, respiradores, monitores e aparelho de raios-X portáteis.

Serão 10 profissionais em cada equipe de plantão. Um cirurgião geral, dois enfermeiros e sete técnicos em enfermagem, com a possibilidade de expansão do quadro em decorrência da necessidade, uma vez que a sala fica no PS. Para o diretor do HBDF, Julival Ribeiro, “é um sonho que se concretiza. Esta sala não deixa nada a desejar às melhores salas de traumas de qualquer lugar do mundo”, enfatizou.

Foto: Gerson Lucas
O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, disse esperar que a unidade seja pouco usada, manifestando o desejo de que menos acidentes aconteçam. Ele destacou que a inauguração é mais uma etapa da preparação de Brasília para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. O secretário mencionou, também, investimentos na mudança do modelo assistencial que dará maior ênfase à atenção básica e deu explicações sobre a situação das UPAS.

De acordo com Rafael Barbosa, “as UPAs estão prontas, mas precisam de recursos humanos para funcionar”, esclareceu. Ele lembrou que com o fim do contrato de administração do Hospital Regional de Santa Maria com a Real Sociedade Espanhola, foi preciso lotar dois mil servidores recém-contratados na unidade hospitalar.

O coordenador de Urgências e Emergências do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso, ressaltou que a inauguração do centro de trauma do HBDF era mais do que uma “simples inauguração”. “Trata-se da mudança de um paradigma no atendimento de urgência. É a inauguração de uma estratégia”, destacou.

O diretor de Urgências e Emergências da SES, Airton Barroso, lembrou a importância da qualificação dos profissionais  para a melhoria do atendimento aos pacientes, assim como também a regulamentação dos serviços e o acompanhamento por meio dos protocolos estabelecidos.  “É um conjunto que influi diretamente no prognóstico sobre o paciente”, ressalta

Fonte: Ascom-SES/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário