terça-feira, 26 de abril de 2011

Qualidade do ensino superior no DF em debate

A qualidade do ensino superior no Distrito Federal será tema de audiência pública na Câmara Legislativa, nesta quarta-feira (27), às 10h. Estudantes, professores, sindicatos relacionados e parlamentares estarão reunidos para debater temas como ética, mercantilização da educação, quantidade e qualidade das instituições particulares da cidade e faculdades suspeitas de irregularidades, em iniciativa proposta pelo deputado Professor Israel Batista (PDT-DF).

A capital federal ocupa uma das posições mais críticas no ranking nacional quando o assunto é qualidade na graduação e pós-graduação. O último Índice Geral de Cursos das Instituições (2009), divulgado pelo Ministério da Educação, revelou que 34 instituições – das 58 pesquisadas no DF – estão abaixo da média, nota 3. A pontuação vai de 1 a 5.

O caso da Faculdade da Terra de Brasília (FTB) não ficará de fora da pauta do encontro. Em fevereiro deste ano, a instituição foi descredenciada pelo MEC em decorrência de irregularidades, prejudicando diretamente 1,2 mil estudantes. Funcionamento precário, má administração financeira e ação de despejo do campus foram alguns dos problemas apontados. 

Ex-aluno de administração da FTB, Pedro Gomes, 46 anos, deixou a faculdade no 5º semestre do curso. “Passamos momentos difíceis. A minha turma, por exemplo, acabou. Éramos 42 alunos e, depois de todo o investimento, ninguém sabia se ia formar ou não”, conta ele, que tinha a esposa como colega de sala. “Conseguimos transferência para outra faculdade com muito custo”, relembra.

Há ainda a Unisaber, em Ceilândia. Após ordem de despejo, a faculdade informou aos alunos da graduação que seria realizada transferência compulsória de todos para outra instituição de ensino. A mudança foi anunciada em janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário