quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fórum discute prevenção e combate aos incêndios florestais

O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram) realiza nos dias 27 e 28 de abril o XIII Fórum do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Distrito Federal. Por meio da Coordenação de Prevenção e Controle de Riscos Ambientais (Copra) do Ibram, o evento irá reunir representantes de instituições como Ministério Público, Universidade de Brasília (UnB), Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil do DF, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Jardim Botânico e Parque Nacional de Brasília.

De acordo com a coordenadora de Prevenção e Controle de Riscos Ambientais do Ibram, Andréa Pereira, o objetivo do Fórum é reunir diversos atores que atuam no combate e prevenção aos incêndios florestais. “Não se trata de promover uma discussão apenas técnica, mas que inclua também a sociedade civil organizada e comunidade universitária a fim de estimular uma discussão científica sobre o tema”, destacou Andréa.

Entre os assuntos a serem discutidos no Fórum, estão o mapeamento de áreas queimadas, banco de dados para registro de informações sobre incêndios florestais e métodos de construção de aceiros. Durante o evento serão apresentados ainda os resultados do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF (PPCIF) referentes ao ano passado.

Instituído em 1996, o Plano consiste na articulação de diversos órgãos a fim de otimizar o emprego dos recursos disponíveis em ações de prevenção e combate a incêndios florestais nas unidades de conservação, em especial aquelas que compõem as Zonas Núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado – Fase I. São elas: Parque Nacional de Brasília, Jardim Botânico, Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), Reserva Ecológica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fazenda Água Limpa da UnB.

A legislação ambiental sobre incêndios florestais também será tema de uma mesa-redonda que acontece durante o Fórum. O objetivo é compreender - do ponto de vista jurídico - os termos presentes, por exemplo, na Lei 9.605/98 que trata das sanções penais e administrativas para as atividades lesivas ao meio ambiente.

Além de participar do Plano como órgão executor, o Ibram – por meio da Copra – coordena o Grupo Executivo. O XIII Fórum do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais acontece na Universidade dos Correios, em Brasília. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail copra.ibram@gmail.com. Participe!


Serviço
XIII Fórum do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais
Data: Dias 27 e 28 de abril, a partir das 8h30
Local: Universidade dos Correios – Setor de Clubes Esportivos Norte, trecho 2
Evento aberto ao público





Fonte: Ascom Ibram

Nenhum comentário:

Postar um comentário